google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : Como Deus nos Regenera

Início

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Como Deus nos Regenera

 



Como Deus regenera um pecador? Qual a participação que ele tem no momento da salvação? É Deus que dar o primeiro passo na salvação ou o homem? Ou será que Deus faz a parte dEle e espera o homem fazer a sua parte? Esse texto, visa mostrar diante da Bíblia como acontece o novo nascimento –regeneração.

Ressurreição

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1Pe 1:3).”

Primeiro, Deus regenera por meio da ressurreição de Cristo. Se Cristo não tivesse ressuscitado dentre os mortos, a salvação não seria possível a nenhum dos homens. Pedro, escreve para os irmãos afirmando que Deus os regenerou pela sua misericórdia, Deus não os salvou devido à justiça deles, mas unicamente porque aprouve ter misericórdia de seus pecados. Além disso, Deus os transformou para uma viva esperança, porque antes eles estavam nas trevas e sem esperança de salvação. Portanto, tudo isso aconteceu por meio da ressurreição de Cristo na cruz.

Chamado

Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1:14-16).”

Segundo, Deus regenera por meio do chamado. Diante das Escrituras, temos dois tipos de chamados. O chamado externo, aquele que Deus faz a todas as pessoas sem exceção e o chamado interno, aquele onde Deus chama de forma interna. Esse chamado, também é conhecido como graça irresistível ou graça eficaz. Onde Deus opera poderosamente no coração incrédulo, morto e rebelde do homem. Isso não quer dizer que Deus salva o homem contra a sua vontade, como alguém trazendo pela orelha, porém, operando contra toda a resistência do coração do homem. O próprio Jesus ensinou sobre esses dois chamados: porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos (Mt 22:14). Assim, a evidência que uma pessoa foi chamado internamente, está no caminhar em santidade, não para alcançar a salvação, mas porque isso é uma consequência da salvação.

Resgate

Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo (1Pe1:18,19).”

Terceiro, Deus regenera por meio do resgate de Cristo. Todos homens são escravos do pecado, estão presos em seus pensamentos e maneira de agir, estão debaixo da ira de Deus (Rm 1:21,24,26). Para o homem ser liberto dessa maneira de viver, foi imprescindível Deus pagar o preço desse resgate ao enviar Cristo para suportar sua própria ira (Rm 8:3; Gl 3:13). O novo nascimento é possível ao homem, devido à morte de Cristo na cruz, pois o “Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc 10:45).” Logo, não fomos resgatados com coisas corruptíveis, mas com o precioso sangue de Cristo.

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente (1Pe 1:22,23)”

Quarto, Deus regenera por meio da fé. Deus purifica o coração corrupto do homem por meio da fé em Cristo. A prova que ele creu em Cristo está na obediência ao Evangelho e amor ao próximo. Essa fé não algo produzido pelo próprio homem, pois sem Cristo ele está morto em seus delitos e pecados (Ef 2:1), a fé é um dom de Deus (Ef 2:8,9). Quando Deus regenera o pecador, a fé é produzida no coração dele, assim ele passa crê em Jesus como seu único e suficiente salvador de sua vida.

Conclusão

Em suma, Deus nos regenerou por meio da ressurreição de Cristo, operou poderosamente em nossos corações por meio do Evangelho, resgatando-nos das trevas em que nos encontrávamos e produzindo fé em nosso coração morto pelo pecado.

 

Sidney Muniz


Nenhum comentário:

Postar um comentário