google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : Reformodinhas

Início

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Reformodinhas



Sabemos que a Teologia Reformada tem crescido muito no Brasil, há um interesse grande das pessoas em entender melhor essa teologia. Por conta das redes sociais, muita gente tem conhecido a história dos reformadores, a reforma protestante; os cinco pontos do Calvinismo que também é entendido como Doutrinas da Graça. Sabemos que, a teologia reformada não se resume nos cinco pontos do Calvinismo, é apenas uma base. 

Mas o que acontece diante disso tudo, é quando um reformodinha conhece a Fé reformada através de um vídeo ou paginas do facebook. Ele acha que sabe tudo de Teologia Reformada e começa a debater com pessoas em redes sociais ( não de uma maneira construtiva ); chama de herege quem não concorda com seu pensamento. Devemos entender que, para conhecer as Doutrinas da Graça não é da noite para o dia. É necessário tempo pra entender as verdades da palavra de Deus, e muitos acabam se precipitando e sendo um reformodinha.

Quero aqui citar umas características, de quem é um reformodinha na minha opinião.

1. Os pseudos reformados são bem arrogantes. Vivem debatendo para satisfazer seu ego, não debatem de uma maneira produtiva, mas sim para exibir seus conhecimentos e até para envergonhar se possível em muitos casos outra pessoa. 

2. Acabam colocando os pentecostais tudo em um saco. Não sabem diferenciar pentecostais clássicos e neopentecostais. E pior de tudo, acabam não reconhecendo eles como cristão.

3. Não sabem o que é Arminianismo de fato. Só sabem por memes e algumas postagens de internet, mas não procuram saber como que é na real o arminianismo.

4. Não lê Bíblia mas só conteúdo de internet ( deixando claro que não sou contra quem lê conteúdo de internet ). Mas apenas só isso não basta.

5. Não conhece as confissões reformadas e nunca leu sobre Calvino.
Eu poderia citar mais, mas creio que essas deixam bem claro sobre um reformado modinha.

Contudo isso, podemos fazer uma pergunta, o que fazer para não se tornar um pseudo reformado ?

1. Não devemos abandonar a leitura da palavra de Deus. Sempre devemos pesquisar, meditar, praticar e se aprofundar nos estudos das Sagradas Escrituras.

2. Devemos conhecer as duas escolas de interpretação sobre a salvação. Falo do Arminianismo e Calvinismo. E entender que, ambos serão salvos.

3. Conhecer os documento Reformados, como: Cânones de Dort, Confissão de Westminster, Belga, Batista de 1689 e etc...

4. Fugir de debates que não promove edificação. 

As lições práticas que podemos tirar é que, a Fé Reformada é uma doutrina para vida; é uma doutrina maravilhosa, porque ensinar claramente que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Cristo por sua graça nos salvou. Não são ensinos para que, a pessoa venha se alto glorificar e mostra que tem grande conhecimento, mas são ensinamentos que devem ser colocados em prática. Que possamos unir doutrina e prática cristã, se não fizermos isso acabaremos sendo arrogante em muitas situações e passaremos uma visão completamente errada da Teologia Reformada, como fazem os pseudos reformados.

Espero que esse pequeno texto nos ajude diante disso.

Sidney Muniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário