google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : A Salvação de Deus sobre Naamã

Início

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A Salvação de Deus sobre Naamã



Atualmente, é difícil encontrar alguém que nunca ouviu uma pregação ou um estudo sobre Naamã. A vida desse homem é bem conhecida no meio evangélico, porém, pouco é falado a respeito da salvação de Deus em sua vida. O texto de 2Reis 5 traz um ensino claro e profundo sobre salvação pela graça, olhando para a passagem de forma Cristológica fica evidente a graça e o amor de Deus. A passagem, revela que Deus não tinha o plano de somente salvar os judeus, mas os gentios também.

Nesse texto, vamos tirar algumas lições sobre a graça de Deus para nossas vidas. 

1. A salvação de Deus necessitada 

A Bíblia nos mostra que Naamã era comandante do exército do rei da Síria, um homem muito respeitado e grande diante de seu senhor. O texto, declara que por meio dele Deus deu várias vitórias aos sírios, era um homem valente, porem leproso (2Rs 5:1). Apesar de Naamã ter todo respeito, sucesso por meio de suas batalhas e glórias, ele necessitava de salvação. E só quem podia salvá-lo era Deus, a lepra era considerada uma doença incurável.

Sabemos que toda a humanidade está contaminada pelo pecado, isso aconteceu quando Adão transgrediu a ordem de Deus. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram (Rm 5:12). O pecado de Adão passou a toda a sua descendência, por isso, Paulo diz que não há um justo sequer (Rm 3:10). O pecado que passou para toda humanidade, é como a doença incurável que Naamã tinha, somente Deus podia cura-lo. Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor (Rm 5:20,21). Logo, todos aqueles que estão sem Cristo necessitam de salvação.

2. A salvação de Deus proclamada

Como sabemos, Naamã precisava ser curado de sua doença. As coisas começaram a mudar, quando os sírios numa das suas investidas, haviam levado presa da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã (2Rs 5:2). Essa menina, mesmo sendo levada de sua terra natal, não abandou sua fé no Deus de Israel; pelo contrário, ela distante de sua família proclama a salvação de Deus na casa do comandante da Síria: Disse ela à sua senhora: Oxalá que, o meu senhor, estivesse diante do profeta que está em Samaria! Pois este o curaria da sua lepra (2Rs 5:3).

Com exemplo dessa jovem, aprendemos a importância de proclamarmos o evangelho de Cristo, muitos estão na mesma situação Naamã, precisando de cura na alma, somente o evangelho pode trazer a cura para a alma aflita pelo pecado, pois o mesmo é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16). Sobre aqueles que transmitem o evangelho, a Bíblia diz quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! (Rm 10:15). As escrituras nos ensinam que, a pregação é o meio utilizado por Deus para trazer salvação as pessoas. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10:17). Por meio da pregação e atuação do Espirito Santo, Deus chama e salva os pecadores.

3. A salvação de Deus recebida

Após a jovem proclamar a salvação de Deus, Naamã vai ao profeta do Senhor e recebe a cura de seu mal. Mas antes disso, ele erra muito quando procura a salvação, e ele erra de quatro formas:

1. Erra quanto ao preço. Para recompensar sua cura, ele vai até o profeta e leva dinheiro, porém, o comandante da Síria deveria entender que, não se deve pagar pelo milagre da salvação. Com isto, compreendemos que Jesus pagou todas as nossas dívidas na cruz do calvário (Cl 2:14); fomos comprados por bom preço através de sua morte (1Co 6:20); resgatado pelo seu sangue (At 20:28); Jesus se fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (2Co 5:21).  
2. Erra quanto a pessoa. Ele vai ao rei, em vez de ir ao profeta. Nos dias de hoje, encontramos muitas pessoas cometendo o mesmo erro de Naamã, buscando a salvação em homens, mas as escrituras nos ensina que só há um mediador entre os homens e Deus, Jesus Cristo! (1Tm 2:5). Ele é o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Ele (Jo 14:6). E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 4:12).
3. Erra quanto ao espírito. Vai com orgulho, em vez de ir com humildade! Ele pensava que o profeta invocaria o nome do seu Deus e o curaria da sua doença. Esse cenário revela, quão distante o homem está depois da queda de Adão, o coração do homem ficou rebelde e orgulho para as coisas de Deus. Paulo deixa isso claro escrevendo aos Romanos: Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só (Rm 3:10-12).
4. Erra quanto ao lugar. Seu orgulho, fez preferir os rios Abana e Farfar do que o Jordão. O rio Jordão há uma associação sagrada, a arca de Deus tivera ali e aos pés dos sacerdotes, o mesmo tinha que entender isto. Entretanto, foi persuadido pelos seus servos a receber a benção de maneira apontada pelo profeta. Sabemos que, a única forma de o homem receber as bênçãos de Deus, é por meio das escrituras.

4. A salvação de Deus recompensada

Naamã mergulhou no rio sete vezes, como ordenara o profeta Elizeu, após ver sua pele como a de um menino, deseja recompensar a benção recebida, isso é um desejo natural e correto. Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito? (Sl 116:12). Ele deveria compreender, que a graça divina é gratuita e que o homem de Deus não era levado pelo próprio interesse. A Bíblia nos ensina que é pela graça que somos salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2:8). A graça é um favor imerecido de Deus para com a humanidade, nada podemos fazer para sermos salvos através de nossas ações; ela não vem das obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:9). Nós estávamos mortos em delitos e pecados, mas Deus teve compaixão de nossas vidas e vivificou nossa vontade que estava morta pelo pecado.

Cristo nos libertou da condenação da lei se fazendo pecado por nós, o que podemos fazer para agradecer tudo que Cristo fez na cruz, é obedecer a sua lei moral que está de forma clara nos dez mandamentos. Não devemos entender isto como, um meio de alcançar a salvação, mas de gratidão a Deus por tudo que ele nos tem feito em Cristo. Jamais podemos obedecer aos mandamentos de Deus sem a graça divina, a graça é essencial para cumprimos nossas responsabilidades.

Conclusão

Portanto, o relato da vida de Naamã nos traz um grande ensino sobre a graça de Deus. Se não fosse a misericórdia e a graça de Deus, jamais o comandante da Síria teria sido salvo do seu mal. O que Naamã passou para ser curado, um dia passamos também quando não éramos convertidos. As lições praticas que podemos tirar para nossa vida é:

Primeiro, um dia estávamos perdidos e precisando ser salvos do pecado. Segundo, Deus pela sua misericórdia, enviou alguém para que o ouvíssemos as boas novas da salvação. Terceiro, Deus nos concedeu sua graça pelo seu amor e misericórdia. Quarto, devemos agradecer a Deus por tudo que Ele nos fez, nos resgatando das trevas por meio de Cristo, e como forma de gratidão por tudo que Ele fez, devemos obedecer seus mandamentos.


Sidney Muniz    

Nenhum comentário:

Postar um comentário