google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : Batismo no Espírito Santo MITOS e VERDADES

Início

sábado, 5 de agosto de 2017

Batismo no Espírito Santo MITOS e VERDADES



O ensino sobre o Batismo no Espírito Santo é um assunto até controverso para muitas pessoas e gera mitos e verdades podemos assim dizer. Porém, é de suma importância entender o que a Bíblia quer dizer sobre isto. Creio que há duas interpretações para esse tema, uma delas é a interpretação Pentecostal. Eles acreditam que o Batismo no Espírito Santo acontece depois da salvação e tem como evidencia o falar em línguas, isto é, entendido por muitos como segunda bênção. Já os reformados creem que esse batismo acontece no momento em que o pecador se arrepende de seus pecados e confessa Jesus como seu salvador. Portanto, quero aqui usar algumas passagens Bíblicas que trata completamente desse tema.

A Passagem de Mateus 3:11,12


E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e [com] fogo.

Em sua mão [tem] a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.


Muitos utilizam essa passagem para afirmar que João está falando de um batismo apenas e não dois. Então, segundo esse João Batista quando fala de Batismo no Espírito Santo e com fogo, ele está falando de uma coisa só. Mas olhando o próprio contexto da passagem, obteremos a resposta sobre isso tudo se João de fato ensina uma batismo ou dois.

Primeiramente o capítulo 3 de Mateus nos mostra que, João estava no deserto pregando, e na sua mensagem dizia: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus (Mt 3:2). Pessoas vinham de vários lugares e eram batizadas por João Batista confessando seus pecados ao ouvir a mensagem. Entretanto, os fariseus e saduceus vinham ao batismo e não confessavam seus pecados, é aqui que ele entra contra esses dois grupos dizendo:

Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo (Mt 3:7-10).

Vejamos que aqui, João combateu a religiosidade tanto dos fariseus como dos saduceus, os mesmos tinha em mente que não precisavam de arrependimento, e são confrontados pelo o profeta no deserto de que se eles não produzissem frutos de arrependimento, o machado seria posto à raiz das árvores, e toda a árvore que não produzisse fruto seria cortada e lançada no fogo. Portando, dos versos 7 ao 10, João está falando de arrependimento e condenação. Entendendo isto, passamos a compreender o que quer dizer os versos 11 e 12 desse trecho de Mateus.

Depois de João expor sobre o arrependimento e condenação nos versos 7 ao 10, ele diz: Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo (Mt 3:11). Aqui o profeta faz menção ao Messias, e mostra que seu batismo envolvia apenas o arrependimento, mas o de Cristo seria maior, porque seria no Espírito Santo. Devemos observar que, João ao citar o Messias e o Espírito, ele está ligando a promessa que foi feita no Antigo Testamento, no caso o livro de Joel especificamente. E a promessa do Messias, estava claramente associada não somente a salvação, mas ao juízo também. Então, o que podemos entender do texto, quando fala de batismo no Espírito Santo e com fogo? São diferentes ou estão falando a mesma coisa? Se olharmos o verso 12, vamos entender como assuntos separados. Vejamos:

A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível (Mt 3:12).

É importante observar que, a obra de Cristo nessa passagem é comparada a uma pessoa que colhe o trigo. E o instrumento usado é a pá, onde ele separa a palha do trigo e coloca o trigo no celeiro, mas a palha colhe e lança no fogo. Desse modo, compreendemos que batizar no Espírito Santo é guardar o trigo no celeiro, ou seja, salvação. Já o batismo com fogo, significa queimar a palha, ou seja, condenação.

Se você tem pedido para Deus lhe batizar com fogo, saiba que está pedindo para Deus te condenar. Porque essa passagem ensina que Jesus, com base no livro de Joel, viria para reunir seu povo e condenar os ímpios. Portanto, nunca peça para o Senhor te batizar com fogo, porque nesse texto é condenação e não purificação.

A Passagem de Atos 2:3

E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.

Fizemos menção daqueles que usam o texto de Mt 3:11,12, acreditando que, o batismo no Espírito Santo e com fogo são a mesma coisa. Os mesmos dizem que o texto de Mateus quando fala de fogo, se comprem nessa passagem de Atos 2:3, pelo simples fato desta palavra aparecer. Entretanto, o texto diz:

E lhes apareceram umas línguas COMO que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.

Veja que, as línguas eram COMO de fogo e não DE fogo, ou seja, o autor de Atos está querendo dizer que essas línguas faladas nesse trecho tinham aparência de fogo. E além do mais, somente em Atos 2 acontece a situação das línguas de fogo. Não encontramos esse ato se repetindo ao longo dos capítulos, como entre os Samaritanos (At 8:14-25); na casa de Cornélio (At 10:44-48); e nem entre os discípulos de João Batista (At 19:1-7). Portanto, essa parte das línguas de fogo tratado neste trecho de Atos 2, ficou somente para aquelas 120 pessoas reunida no cenáculo e não a nós hoje.

A Passagem de 1Coríntios 12:13.

Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

Antes de entramos no texto, devemos analisar o que de fato o capítulo 12 quer nos dizer. Olhando para esse capítulo, Paulo esta tratando dos dons espirituais, ele mostra que os dons são diversos, porém, tudo provém do Espírito Santo. O apóstolo dos gentios demonstra que, os dons fazem parte da soberania do Espírito Santo e Ele distribui para quem Ele quer (1Co 12:6,7,11). Portanto, Paulo aqui esta demonstrando a unidade da igreja em meio à diversidade de dons e sabendo que tudo isto tem origem no Espírito Santo. No verso 13 ele é claro em dizer que, mesmo havendo diferença dentro da igreja, como em serviços, dons e raças. Temos a certeza de que todos aqueles que creram em Cristo são iguais: Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito (1Co 12:13). Paulo aqui é enfático afirmar que todos fomos batizados em um só Espírito e em um só corpo, a partir do momento que cremos em Jesus como salvador.

É importante atentamos para a palavra todos empregada no texto de 1Co 12:13, pois ela está se referindo que os cristão foram batizado no Espírito Santo, isto é, no corpo de Cristo (a igreja). Porque a palavra "batismo quer dizer um rito de entrada, representando o ingresso dessa pessoa no corpo de Cristo que é a igreja" (na comunidade da aliança), no momento que ela confessa Jesus como seu salvador. Fica claro neste texto que não há uma exceção dizendo que uma turma tem esse batismo e a outra não. Paulo é bem especifico em afirmar, "todos os crentes foram batizados". E porque entendemos que isso acontece na conversão e não depois? É simples, a passagem em si não ensina os cristãos de Corinto a buscarem um batismo com o Espírito Santo após a salvação, e nem ensina que eles deveriam jejuar, andar em santificação, lê a palavra de Deus para receber isto. Pelo contrário, Paulo demonstra nesse versículo 13 que isso acontece na conversão, quando ele diz: e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Podemos vê a conexão desse trecho com o que é dito em Jo 7:37-39: 

Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.

Concluímos que, todos os que creram, beberam do Espírito como diz o texto, ou seja, já foram batizados no Espírito Santo.

Conclusão

As lições práticas que podemos tirar diante disso tudo são:

1. Batismo no Espírito Santo está relacionado à salvação e não uma bênção posterior a ela.

2. Batismo com fogo e no Espírito não são a mesma coisa. Isto está claro quando olhamos o contexto de Mateus 3:10-12. E o fogo que é descrito no texto não indica purificação, mas sim condenação!

3 . Nenhum dos autores do Novo Testamento ensinou a igreja por meio das epístolas, a buscarem o Batismo no Espírito Santo através de oração, jejum, santificação e estudo da palavra.

4. Em minha opinião vejo que, o entendimento de muitos pentecostais a respeito de um batismo após a salvação, não trás uma compreensão saudável das escrituras. Porque digo isto? Porque deixa uns favorecidos e outros de lado, por esse entendimento já presenciei muitos pessoas triste pelo fato de não receberem o batismo.

5. Compreendendo que o batismo no Espírito Santo acontece na conversão, tira todo favoritismo e mostra que todos somos iguais perante o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

6. As línguas faladas em Atos deve-se entender que, a igreja estava saindo dos limites de Israel e alcançando as nações, e os gentios estavam crendo e entrando para igreja de Cristo, tinha que haver algum sinal para os judeus saber disso, o sinal era as línguas faladas. É tanto que presenciamos elas sendo falada mais na presença dos judeus, para confirmar que a salvação estava nos gentios também.


Sidney Muniz    

Nenhum comentário:

Postar um comentário