google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : ARREBATAMENTO antes ou depois da tribulação ?

Início

domingo, 16 de julho de 2017

ARREBATAMENTO antes ou depois da tribulação ?



Quando comecei a estudar escatologia, o entendimento que me passaram a respeito do arrebatamento, era que a igreja não passaria pela grande tribulação, passei muito tempo acreditando dessa maneira. Hoje no Brasil, a maioria das igrejas seguem essa linha de raciocínio sobre essa questão que é denominada de dispensacionalismo. 

Quero nesse texto, compartilhar as pesquisas que venho fazendo desse assunto e espero que possa contribuir para a sua edificação.

Como Acredita os Pré tribulacionista.

Os que acreditam que a igreja não passa pela tribulação, usam alguns argumentos para provar sua posição. Por exemplo:

Fazem uma separação entre Israel e a Igreja, dizendo que Jesus vem de maneira secreta para a igreja e para Israel na segunda vinda, sendo assim, a vinda de Cristo é dividida em duas partes. De fato nunca ouve na história da igreja uma divisão da vinda do nosso Senhor em duas etapas, só no século 19 que surge tal pensamento. Portanto, os que creem em um arrebatamento antes da tribulação, afirmam que a igreja não passa, porque ela não está destinada a ira divina, por sua vez usam como base ( 1Ts 5:9 ). Já a grande tribulação, será um período de sete anos para Israel, é onde Deus vai se voltar para com essa nação e eles vão conhecer a Jesus como o Messias.

Um Povo ou Dois ?

Mas a pergunta que faço é a seguinte: será que Deus tem dois povos? Dois sistema de salvação? Segundo o dispensacionalismo, Deus tem um plano físico para Israel e um espiritual para a igreja. Há outras pessoas que ensinam no Antigo Testamento o povo era salvo por intermédio da lei e no Novo Testamento pela graça. Mas olhando para o livro de Romanos, nos ensina que Abraão foi justificado pela fé em Jesus (Rm 4:2,3). A salvação sempre foi através da fé na pessoa de Jesus, tanto no Antigo como no Novo Testamento, a diferença é que as pessoas do Velho Testamento acreditavam na promessa do Messias que viria, e nós do Messias que já veio.

Deus sempre teve um só povo e não dois. As escrituras nos ensina isso de forma bem clara, mostrando que Israel é a esposa do Senhor (Is 54:5), assim como a igreja é de Cristo (Ef 5:22-33), Israel é a ovelha de Deus (Sl 74:1), do mesmo modo como a igreja é ovelha de Cristo (Jo 10:1-16). O interessante é que Jesus ensinou apenas que há somente um rebanho e não dois (Jo 10:16). Paulo deixou claro para a igreja de Éfeso que com morte de Cristo e por meio do seu sangue, a parede de separação entre judeus e gentios foi derrubada, agora os dois são um povo somente ( Ef 2:12-16 ).

Os autores do Novo Testamento, aplicavam as passagens que era para Israel à igreja. Quero aqui citar apenas dois exemplos:

e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel ( Ex 19:6 ).

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2:9 ).

Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles;
porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará ( Dt 31:6 ).

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei ( Hb 13:5 ).

Será que esses autores estavam colocando a igreja e Israel como dois povos? Fica evidente que não.

A Igreja sempre passou por Tribulações.

Jesus deixou claro para os seus seguidores, o primeiro requerimento para ser um cristão está em levar a cruz (Mc 8:34). Ele falou que no mundo tereis aflições (Jo 16:33). Deixou evidente que, não é o servo maior que o seu senhor (Jo 13:16). Se perseguiram a Jesus, também perseguiram os seus (Jo 15:20). Paulo escrevendo para a igreja de Filipenses disse: pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele ( Fp 1:29 ). Em Atos 14:22 Paulo exorta os cristão: confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus

Veja que o Apóstolo não fala algumas tribulações, mas muitas no caso. Há vários textos das escrituras que nos mostra o sofrimento da igreja e dos cristãos. Portanto, devemos entender que, quando um crente passa por aflições, ele está se identificando com os sofrimento de Cristo Jesus, isso não quer dizer fracasso ou derrota, porém, um privilégio. Enquanto que para o mundo em que vivemos o sofrimento é entendido como derrota ou fracasso, para nós os cristão é compreendido como honra e vitória, ou podemos dizer que tudo isso é uma dádiva divina! ( Fp 1:29 ).

Olhando para a história da igreja, percebemos que em todos os tempos ela sofreu perseguição e fortíssima até. Então, como os irmãos primitivos entenderia que a igreja não passaria por tribulações, sendo eles prova de tanta crueldade, perseguição e sofrimentos? Será que a igreja de hoje é mais privilegiada do que os nossos irmão primitivos, para ser arrebatada antes da tribulação e não passar por essas aflições? Acredito que não.

O Arrebatamento é após a Grande Tribulação.

Olhando tanto para os ensinos de Jesus como o de Paulo, percebemos que, os mesmos falam de um arrebatamento Pós Tribulacionista.

O apóstolo Paulo quando fala do arrebatamento em 1Ts 4:13-18, ele esta enfatizando a segunda vinda de Cristo. A única ordem de acontecimento nessa passagem é que, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e em seguida os vivos; contudo, por ocasião da segunda vinda, mas não é ensinado uma espécie de arrebatamento pré tribulacional na própria passagem.

Analisando 2Ts 2:1-3, Paulo refuta os ensinamentos da época sobre o tempo da volta de Jesus, muitos irmãos estavam crendo que o dia do Senhor, havia chegado (Vv2). Em consequência disso, pessoas estavam confusa e crendo que Cristo poderia voltar a qualquer momento, e não queriam mais trabalhar (2Ts 3:10,11). Diante disso então, Paulo ensina para essa igreja que, a volta de nosso Senhor Cristo não acontecerá de forma eminente e destituído de sinais. Pelo contrário, ele nos mostra que o primeiro sinal será apostasia e em seguida, a manifestação do Anticristo.

Os argumentos de Paulo, está em perfeita harmonia com os ensinos de Cristo em Mateus 24. As mesmas palavras que Jesus usou para descrever seu retorno, Paulo utiliza também elas. As expressões, são: Vinda do Senhor como ladrão a noite, som da ultima trombeta, reunião final dos santos pelos anjos, apostasia e falsas maravilhas (Mt 24: 10-12, 29, 30,31; 2Ts 2:1, 3-10). 

Fica claro por meio desses textos, jamais Jesus ia instruir um tipo de vinda e Paulo outra, percebemos que o apóstolo do Senhor seguia perfeitamente os escritos do Mestre.

Em Mateus 24 Jesus fala da sua vinda em poder e glória, mas não encontramos em nenhum momento, Ele afirmando que a igreja não passa pela grande tribulação. No próprio texto de Mateus 24:4-8, Jesus fala dos sinais que precederão a sua volta, mas ele diz que isso é o princípio das dores e não o fim. Seguindo mais adiante Jesus disse: porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

O interessante notar nesse texto é sobre os escolhidos, se a igreja não passa pela grande tribulação, porque que os eleitos estão nela ? E quem são esses eleitos ? Segundo a interpretação de muitos sobre esse assunto, dizem que, esses são o povo de Israel, pelo o simples fatos de Mateus esta direcionando isto aos judeus e de não ter a palavra igreja na passagem. Mas se olharmos o capitulo 18 de Mateus; percebemos de forma bem nítida que a palavra igreja é encontrado lá, e como mostrei anteriormente, Lucas direciona essa mesma passagem aos gentios. E as pessoas que Jesus esta dirigindo suas palavras, são aos próprios apóstolos; e todos eles são parte da igreja. Portanto, os eleitos nesse texto é a igreja de Cristo.


Depois de Jesus descrever bem suas palavras nesse trecho de Mateus, Ele diz: Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus ( Mt 24:29-31).


Fica mais do que, claro nessa passagem Cristo falando de uma volta após a tribulação.

Além disso, podemos encontrar em algumas parábola de Jesus, contrariando um arrebatamento pré tribulacional. A prova disso está na explicação da parábola do Joio e do trigo ( Mt 13: 36-46 ), contraria completamente essa ideia. Porque Jesus diz que, o joio e o trigo serão separados um do outro no final dos tempos e não sete anos antes.

Na parábola das dez virgem ( Mt 25:1-13 ), Cristo faz menção a sua vinda. Fala de cinco prudentes e cinco loucas; somente as prudentes entraram para as bodas; e fechou-se as postas. Percebe-se, que não houve segunda chance para aquelas cinco loucas; e nem haverá depois que Cristo voltar para buscar os seus. Portanto, o dia da salvação é hoje como disse o apóstolo Paulo ( 2Co 6:2 ). Jesus afirma duas vezes, no evangelho de João que, vai ressuscitar no último dia e não antes da tribulação ( Jo 6:44,54 ).

Conclusão.

O que podemos concluir com tudo isto, é que a igreja passa pela tribulação. Os ensinos dos apóstolos como o de Cristo, estão em plena concordância sobre esse tema. Vejo que aceitar a igreja não passar pela tribulação, é mais agradável para muitas pessoas, mas quando afirmamos que ela vai enfrentar esse tipo de aflição; não queremos dizer que a mesma não será protegida diante dessa circunstância. João escrevendo em Apocalipse disse:

Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. (Ap 3:10 ).

Devemos entender que essa palavra guardar, não quer dizer para fora do mundo, mas guardar diante das provações. Você pode compreender ela olhado para o povo de Israel quando estava no Egito, eles foram guardando pelo Senhor e das pragas, assim seremos na grande tribulação; a ira de Deus cairá sobre os ímpios e não sobre o povo de Deus. Jesus na sua oração sacerdotal disse: Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno (Jo 17:15 ). Portanto, o guardar de Ap 3:10 é o mesmo que Jesus utilizou nesse texto de João. Que possamos nos lembrar das palavras de Paulo aos Romanos: 


quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. ( Rm 8:35-39 ).

Sidney Muniz

3 comentários:

  1. em breve tratarei dos textos usados pelos pré tribulacionista.

    ResponderExcluir
  2. Bem colocado. Antes de 1800 não existia o pré. O padre jacobino e maçom Lacuse é que apareceu com isto. A adolescente de 15 anos chamada Margareth Macdonald teve um sonho e soltou como revelação no grupo pentecostal na Inglaterra em 1830. O pr maçom congregacional Darby levou do grupo adiante. Assim chegou ao maçom Scofield que introduziu a nova doutrina como nota de rodapé em sua bíblia. Assim a nova doutrina chegou ao meio pentecostal no mundo inteiro. Tessalonissense é claro ao afirmar que primeiro vem a ressurreição e depois os que ficarem vivos serão transformados Em João 6 É repetido 3X que a ressurreição acontece no último dia. A ordem cronológica do sermão do monte está de acordo com a de apocalipse. Grande problema é interpretação de texto das pessoas qdo diz que é ante o soar da última trombeta
    A falta do português estudo não entende que ante e antes são diferentes. Ante é preposição que significa diante e antes quer dizer que não se chegou. Se o arrebatamento ocorrece antes, não seria a última trombeta, seria a primeira já que a igreja estaria ausente. Igreja ausente signicaria que não há martírios indo contra as escrituras. Alegam os pré que o E.S. será tirado por isto ausência da igreja...Primeiro: vai contra promessa do derramar sobre td carne. Segundo: vai contra escrituras. Terceiro: Mais grave pois consiste em heresia. Apocalipse afirma o martirio da grande multidão vindo fa tribulação e conversão de 144.000. Ora, se é o ES que convence o homem do pecado é o msm que afirmar que a obra de D'us sem ELE é melhor do que os 2000 anos com ELE
    Infelizmente o pré é uma peneira. Lado bom: o crente fica mais atento. Lado ruim: qdo vier a grande tribulação eles se sentirão enganados e aceitarão o sinal. Jesus disse que importa ao servo ser como seu Senhor e somos chamados à perseguição
    Como Noé e Ló, ambos foram salvos ante os fatos
    Maranata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade isso que falaste sobre essa parte histórica e bíblica. A interpretação pré tribulacionista é insustentável.

      Excluir