google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : O Cego Bartimeu

Início

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

O Cego Bartimeu

 



A história do cego do Bartimeu é umas das mais conhecidas no meio evangélico. Algumas pessoas usam essa história para contradizer a bíblia, por exemplo: Mateus fala de dois cegos e não apenas de um (Mt 20.30) e Lucas fala que Jesus estava entrando em Jericó (Lc 18.35-43) e não saindo de Jericó como nos informa Marcos (Mc 10.46). Como entender essas aparentes contradições? Primeiro, nem Marcos, nem Lucas afirmam que havia apenas um cego. Segundo, havia duas cidades de Jericó.

Sua condição antes de Cristo

Alguns pontos precisa aqui destacar sobre esse homem. Primeiro, Bartimeu vivia numa cidade condenada (Mc 10.46). Jericó foi a maior fortaleza derrubada por Josué e seu exército na conquista da terra prometida. Josué fez o povo jurar e dizer: “Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito lhe porá os fundamentos e, à custa do mais novo, as portas” (Js 6.26). Dessa forma, isso nos ensina que o homem sem Cristo está debaixo de condenação, ele é por natureza filho da ira.

Segundo, Bartimeu era cego e mendigo (Mc 10.46). Faltava-lhe luz nos olhos e dinheiro no bolso. Ele estava entregue às trevas e à miséria. Vivia de esmola à beira da estrada, dependendo totalmente da benevolência dos outros. Um cego não sabe para aonde vai, um mendigo não tem aonde ir. É importante observar que não há nenhuma cura de cego no Antigo Testamento; os judeus acreditavam que tal milagre era um sinal de que a era messiânica havia chegado (Is 29.18; 35.5).

Terceiro, Bartimeu não tinha nome (Mc 10.46). Bartimeu não é nome próprio, significa apenas filho de Timeu. Além disso, não tinha saúde, nem dinheiro, nem valor próprio. Certamente carregava não apenas sua capa, mas também seus traumas e suas feridas abertas.

Quarto, Bartimeu estava à margem do caminho (Mc 10.46). A multidão ia para a festa da Páscoa, mas ele não podia. A multidão celebra e cantava, ele só podia clamar por misericórdia. Ele vivia à margem da vida, da paz, da felicidade.

Sua decisão por Cristo

Bartimeu buscou Jesus na hora certa (Mc 10,47). Esta foi a última vez que Jesus passou por Jericó, a última vez que Jesus foi a Jerusalém. Foi a última oportunidade dele. Não há nada mais perigoso do que perder uma oportunidade. As oportunidades vêm e vão. Se não os pegarmos, elas irão embora para sempre. Bartimeu com sua cegueira enxergou mais que os sacerdotes, escribas e fariseus. Estes tinham olhos, mas não tinham discernimento. Bartimeu estava cego, mas podia ver com os olhos de sua alma.

Ele buscou a Jesus com perseverança (Mc 10.48). A multidão tentou o calar, mas ele clamava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. A multidão foi obstáculo para Zaqueu ver a Jesus e estava sendo obstáculo para Bartimeu falar a Jesus. Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus, e, geralmente, não é. Aqueles que tentam silenciar a voz do mendigo faziam-no pensando que Jesus estava ocupado demais para preocupar-se em dar atenção a um indigente.

Buscou a Jesus com humildade (Mc 10.47,48). Bartimeu sabia que não merecia favor algum, e apela apenas para a misericórdia de Deus. Ele não pede justiça, mas misericórdia. Ele não reivindica direitos, mas pede compaixão.

Buscou a Jesus com desprendimento (Mc 10.50). Logo que Jesus mandou chamá-lo, ele lançou de si a capa e num salto foi ter com Jesus. Há muitos que escutam o chamado de Jesus, mas dizem: “depois que terminar isso ou aquilo”. Bartimeu demonstrou pressa. Duas coisas é importante destacar:

Primeiro lugar, Bartimeu desfez-se da única coisa preciosa que possuía. Sua capa era sua roupa, sua proteção, sua cama. Segundo, Bartimeu levantou-se de um salto para ir a Jesus. Os cegos não pulam, elas apalpam. Ele transcendeu o pensamento dos cegos.

Foi a Jesus com objetividade (Mc 10.51). Quando Bartimeu chegou à presença de Jesus, ele lhe fez uma pergunta pessoal: “Que queres que eu te faça?”. Ele podia pedir uma esmola, uma ajuda, mas ele foi direto ao ponto principal: “Mestre, que eu torne a ver”.

Sua nova vida em Cristo

Bartimeu foi salvo por Cristo (Mc 10.52). Aquela era uma caminhada decisiva para Jesus. Ele tinha pressa e determinação. O clamor de um mendigo o fez parar. Nesse mundo onde tudo se move, o Filho de Davi pára para ouvir o seu clamor. Ele pára para atender-lhe a sua voz.

Ele foi curado por Cristo (Mc 10.52). Jesus não apenas perdoa pecados e salva a alma, mas também cura e redime o corpo. Bartimeu teve seus olhos abertos. Ele saiu de uma cegueira completa para uma visão completa. Num momento, cegueira total. No seguinte, visão intacta. A cura foi total, imediata e definitiva.

Bartimeu foi guiado por Cristo (Mc 10.52). Ele “seguia a Jesus por onde fosse”, demonstrou gratidão e provas de sua conversão. Ele não queria apenas a bênção, mas, sobretudo, o abençoador.

Conclusão

Portanto, esse texto tem algumas lições a nos ensinar. Primeiro, devemos aproveitar as oportunidades que Deus coloca diante de nós. Segundo, devemos perseverar diante das dificuldades da vida. Terceiro, Cristo espera uma renúncia daqueles que almejam segui-lo. 

 

Sidney Muniz


Nenhum comentário:

Postar um comentário