google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : A Esperança do Arrebatamento da Igreja

Início

domingo, 7 de fevereiro de 2021

A Esperança do Arrebatamento da Igreja

 



Em 1Ts 4.13-18 Paulo escreveu a igreja de Tessalônica sobre a esperança do arrebatamento. Ele trata desse assunto de forma bem pastoral com aqueles irmãos que perderam seus parentes. O objetivo do Apóstolo Paulo não era escrever se esse arrebatamento aconteceria antes ou depois da tribulação, porém, confortar aqueles cristãos que tinham dúvidas se os que morreram em Jesus participariam do retorno glorioso de Cristo. Portanto, a finalidade desse texto é abordar quanto a esperança do retorno glorioso de Cristo para buscar o seu povo. 

Vida após a morte  

Paulo não queria que aqueles irmãos fossem ignorantes acerca dos que já dormem (1Ts 4.13). Aos que dormem, é uma metáfora comum entre os pagãos, mas também entre os judeus e cristãos, para a morte.[1] Paulo não estava se referindo ao sono da alma, apesar de algumas linhas de interpretação defenderem esse posicionamento. Além disso, ele escreveu para que aqueles cristãos não se entristecessem como os incrédulos, mas que crescem na vida após a morte por meio da Vinda de Cristo. O pensamento que perturbou os tessalonicenses eram que aqueles que morreram em Cristo perderiam a sua volta, enquanto os vivos estariam em uma situação melhor. Portanto, o apóstolo fundamenta a esperança deles, na ressurreição Cristo, isto é, a ressurreição de Cristo era a garantia daqueles irmãos.

O que acontecerá no Arrebatamento

Após esclarecer a situação daqueles que morreram em Cristo, Paulo descreve como será o arrebatamento da igreja (1Ts 4.15-17).

Primeiramente, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, os que tiverem vivos por ocasião do Retorno de Cristo serão arrebatados. Sobre isso, Hernandes comenta: “quando o apóstolo Paulo diz que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, não é em relação aos outros mortos, mas em relação aos que estiverem vivos. Paulo não está ensinando duas ressurreições. O texto em apreço é uma instrução apostólica acerca da esperança cristã. Ele está trazendo uma palavra de consolo para os crentes em relação ao estado dos que morrem em Cristo (4.18). Fica evidente, pois, que ambos os grupos, os mortos e os sobreviventes são crentes. Paulo não está traçando contraste entre crentes e descrentes, dizendo que os crentes ressuscitam primeiro, e os descrentes mil anos depois. Ambos os grupos: mortos ressurretos e vivos transformados sobem para encontrar o Senhor nos ares.”[2]

Segundo, a ressurreição dos mortos. Essa ressurreição se dará por meio da volta de Cristo, o Senhor virá mediante a Sua palavra de ordem (1Ts 4.16). Essa é uma voz de autoridade. Jesus Cristo dará uma palavra de ordem, como fez do lado de fora do túmulo de Lázaro (Jo 11.43). O evangelista João registra: “[...] os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão” (Jo 5.28). O soberano Senhor do universo erguerá Sua voz e todos os mortos a ouvirão e sairão dos seus túmulos, uns para a ressurreição da vida e outros para a ressurreição do juízo (Jo 5.28,29).[3]

Terceiro, a Volta de Cristo será um evento público e não secreto. Paulo nunca ensinou um arrebatamento secreto da igreja, porém, uma vinda visível, audível, publica e gloriosa. O próprio texto descreve a voz do Arcanjo e som da trombeta, descrevendo como um evento público. 

Quarto, receberemos corpos transformados. Paulo escrevendo a igreja de Corinto demonstra que eles seriam transformados por meio do arrebatamento da igreja, receberiam corpos incorruptíveis e imortais (1Co 15.51-54). A igreja de Filipo ele disse: “o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas” (Fp 3.21).

Quinto, estaremos para sempre com o Senhor. Não teremos mais dores, tristezas, doenças, tribulações, etc. Estaremos na eternidade com o Senhor, todos os salvos reunidos em comunhão com Deus.

Consolai-vos uns aos outros

Paulo instrui aqueles irmãos a consolar os que estavam com dúvidas quanto ao retorno triunfal de Jesus. A palavra “consolai-vos” tem o significado de “animai-vos” ou “fortalecei-vos”. O propósito desse ensino é prático, e não a satisfação de uma especulação inútil. Os cristãos não precisam se entristecer, pois, eles têm palavras divinas de consolo que transcendem qualquer conforto humano[4].  

Conclusão

Portanto, esse texto nos ensina que devemos aguardar a bendita esperança do arrebatamento da igreja. Quando Cristo voltar os mortos ressuscitarão primeiro e os vivos serão arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares. Não devemos temer a morte, a vida não acaba no túmulo, mas ela é uma ponte para a eternidade. A mensagem do retorno de Cristo deve encher o nosso coração de esperança a cada dia, sabendo que um mundo melhor Deus destinou ao seu povo.

 

Sidney Muniz

 

Referências


[1] Bíblia de Estudo de Genebra

[2] 1 e 2 Tessalonicenses – Hernandes Dias Lopes

[3] Ibidem

[4] Comentário Bíblico NVI – AT e NT – F.F Bruce


Nenhum comentário:

Postar um comentário