google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : O Leproso Curado

Início

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

O Leproso Curado



O leproso curado é um dos grandes milagres operado por Jesus apresentado nos Evangelhos. Apesar de ser acometido por uma doença temida na época, esse homem não perdeu a esperança, foi a Jesus com confiança e recebeu o seu milagre.

Quem foi esse homem? O que ele fez? E como ele recebeu a sua cura? Essas são umas das perguntas que esse texto procurará responder.

Quem foi ele

Podemos destacar quatro pontos sobre esse homem. Primeiro, estava doente de lepra. Essa era uma doença muito temida na época de Jesus, seria como a ADIS atualmente. Segundo, tinha uma impureza contagiosa. Na Antiga Aliança, Deus estabeleceu várias restrições quanto a lepra, tudo para o povo de Deus ser livre desse mal, percebemos isso no capítulo 13 e 14 de Levítico. Terceiro, separado da comunidade. Deveria ser duro para alguém nessas condições, principalmente se tivesse filhos, tinha que deixar os filhos e viver uma vida separada da comunidade (Lv 13.46). Quarto, tinha uma doença incurável e sem esperança dos homens. Nada estava fácil para esse homem, tudo o levava para a morte. Portanto, essa era a situação em que esse homem vivia.

O que ele fez    

E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me (Mt 8.2).

Após abordarmos a situação em que aquele homem se encontrava, agora veremos o que ele fez. Primeiramente, ele foi a Jesus com confiança. Perceba, esse homem estava com uma doença incurável, a sociedade na época praticamente rejeitava pessoas nessas condições que chegavam até ao ponto de apedrejar. Todavia, ele sabia que Jesus não faria isso e confiou inteiramente em Jesus. Segundo, ele foi a Jesus com reverência. O texto ressalta que tendo se aproximado, adorou-o, isso demonstra que Jesus era o próprio Messias e o Deus encarnado. Terceiro, ele foi a Jesus com humildade. Percebemos a sua humildade quando ele diz: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me”. Em outras palavras: “Senhor, se tu decidires que eu fique leproso pelo resto da minha vida, aceitarei e obedecerei a tua palavra”. Que humildade esse homem tinha! Por último, ele foi a Jesus com fé. Acreditou no poder de Jesus para cura-lo do seu mal. Dessa forma, esse homem se aproximou de Jesus.

O que ele recebeu

E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra (Mt 8.3).

Após aquele homem aproxima-se de Jesus, veremos o que ele recebeu de Jesus. A princípio, ele recebeu o toque de Jesus. A vida dele mudou completamente depois de Jesus o tocar, Cristo o reintegrou na sociedade. Além disso, ele recebeu a palavra de Jesus. Talvez esse homem recebeu muitas palavras sem esperança, mas a palavra de Jesus a liberta do mal que o afligia e traz de volta a alegria para a sua alma. Finalmente, o poder de Jesus. Cristo operou poderosamente naquele homem, libertando-o de uma doença incurável para a medicina da época. Assim, esse homem recebeu tudo isso da parte de Jesus.

Conclusão

Portanto, o que podemos aprender com essa história e quais princípios práticos devemos colocar para a vida cristã? Primeiro, a lepra é um símbolo do pecado. O pecado distancia o homem de Deus, o salário do pecado é a morte (Rm 6.23), isto é, morte eterna. É ter uma vida completamente separada de Deus e viver eternamente na perdição. Segundo, Cristo a única solução. Somente Jesus pode libertar o homem de uma vida de pecado, somente Ele pode transformar a vida de uma pessoa sem Deus, Cristo é o único remédio para o pecado. Confiemos em Cristo Jesus.

Solus Christus

 

Sidney Muniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário