google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : Os benefícios de esperar em Deus

Início

domingo, 9 de junho de 2024

Os benefícios de esperar em Deus

 

O Salmo 40 nos ensina os benefícios de esperar em Deus. Apesar de ser um Salmo de ações de graças onde Davi pede ajuda de Deus por livramento, ele tem lições valiosas a nos ensinar de como aguardar e confiar em Deus. Portanto, vejamos alguns desses benefícios que Davi compôs nesse belíssimo cântico ao Senhor.

O que significa esperar em Deus?

“Esperei com paciência pelo Senhor” (Sl 40:1).

O dicionário português define a palavra esperar como: “estar à espera, ter esperança, contar com e aguardar.”[1] Em outras traduções “Esperei com paciência pelo Senhor” fica: “Esperei confiantemente pelo Senhor.”[2] Diante disso, esperar em Deus significa confiarmos nEle, confiar na sua poderosa providência e soberania; ter esperança nas suas promessas que não falham para com o seu povo.

Oração respondida

“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Sl 40:1).

O primeiro benefício de quem espera em Deus é a sua oração respondida. O salmista estava passando por certas adversidades em sua vida, mas ele esperou no Senhor, perseverando em oração. Cada vez que Davi orou a Deus, obteve respostas. A Bíblia nos ensina: “sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12:12), para igreja de Tessalônica, Paulo disse: “orai sem cessar” (1Ts 5:17). Quando esperamos em Deus, mesmo diante das tribulações, Deus no tempo certo responde nossas orações. Por mais que oramos a Ele e suas respostas não são de imediato, devemos aguardar firme em oração, confiando que Deus cuida de seus filhos.

Libertação

“Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos” (Sl 40:2).

O segundo benefício de quem espera em Deus é a libertação. Nessa parte do salmo, Davi relata que Deus o tirou de um poço. Literalmente, esse poço refere-se a um lago horrível, um poço estrondoso, cujo fundo continha um charco de lodo (um pântano, ou mesmo areia movediça).”[3] Talvez aqui, Davi estivesse enfermo e ameaçado de morte; ou então, visto que o salmo provavelmente é um salmo régio, ele pode ter sentido a ameaça de morte em batalha.[4] Davi esperou pacientemente no Senhor, Deus ouviu sua oração e o libertou das dificuldades que oprimiam. Em resposta à sua oração, Deus colocou seus pés sobre uma rocha, isto é, em um local seguro e de descanso. Assim, quando esperamos no Senhor, no tempo certo, Ele vem em nosso socorro e nos liberta das tribulações que estamos enfrentando, firmando nossos passos na pessoa de Cristo, o qual é a rocha inabalável.

Adoração

“E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor” (Sl 40:3).

O terceiro benefício de quem espera em Deus é adoração. O salmista louva a Deus por responder à sua oração. Davi não havia buscado refúgio nos deuses que circulavam o território israelita, porém, depositou sua confiança em Deus e nEle esperou pacientemente. Esperar em Deus jamais será em vão, todos que confiam no Senhor em nenhum momento serão desamparados. Ana pediu um filho ao Senhor diante da dificuldade que estava enfrentando (1Sm 1:9-18), Deus ouviu sua oração, ela esperou e Deus abençoou grandemente (1Sm 1:19,20). Ana fez um cântico de adoração a Deus (1Sm 2:1-10). Em suma, esperar em Deus nos leva uma vida de adoração a Ele, por isso que as tribulações têm sua importância para a vida cristã, por meio dela louvamos ao Senhor.

Bem aventurado

Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira” (Sl 40:4).

O terceiro benefício de quem espera em Deus é a bem-aventurança. A palavra bem-aventurado significa “feliz”; ser alguém “bem-aventurado” é desfrutar do favor e da graça especial de Deus.[5] Davi havia confiado inteiramente no Senhor, não depositou sua confiança em deuses ou homens. Aqueles que esperam no Senhor, serão bem-aventurados, isto é, felizes. Esses, serão beneficiados por depositarem sua confiança em Deus. Dessa forma, Davi nos ensina que diante de certas dificuldades, podemos buscar a solução para os nossos problemas em fontes erradas. Por outro lado, quando esperamos no Senhor confiadamente, trilhamos o caminho da bem-aventurança.  

Proclamar

“Proclamei as boas-novas de justiça na grande congregação; jamais cerrei os lábios, tu o sabes, Senhor “(Sl 40:9).

O último benefício de quem espera em Deus é a proclamação. Davi, após receber resposta de sua oração, demonstra o desejo de proclamar as boas novas na congregação de Israel. Aqueles que esperam em Deus, o Senhor abençoa. Essas bênçãos de Deus nos levam a agradecer, proclamar e reconhecer a misericórdia do Senhor em nossas vidas. Logo, as bênçãos de Deus em nossas vidas devem nos levar a testemunhar para as outras pessoas o amor de Deus, declarando que Ele cuida do seu povo. Tem você proclamado para seus colegas de trabalho, escola ou família as bênçãos do Senhor?

Conclusão

Portanto, Davi no Salmo 40 nos ensina que temos vários benefícios de esperar em Deus. Quando esperamos em Deus, confiamos inteiramente na sua providência, sabendo que Ele virá em nosso socorro no tempo certo. Essa espera, muda completamente nossas vidas, contemplamos de uma forma mais ampla sua bendita misericórdia.

 

Sidney Muniz   

 


[1] Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

[2] Bíblia Online

[3] Comentário Biblico Beacon

[4] Comentário Bíblia de Genebra

[5] Ibidem


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário