google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : Quais eram os Propósitos dos Milagres de Jesus?

Início

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Quais eram os Propósitos dos Milagres de Jesus?



Quais eram os propósitos dos milagres de Jesus? Nenhum dos milagres de Jesus na Bíblia, foram realizados sem um propósito, eles tiveram objetivos definidos. Entender isso, nos leva a conhecer mais a pessoa de Cristo, como compreender os milagres contemporâneos efetuados nas igrejas. Assim, nesse texto ressaltaremos alguns dos propósitos dos milagres de Jesus.

Manifestar a glória de Deus

Os milagres de Jesus tinham como propósito manifestar a glória de Deus. Cristo ao curar um certo paralítico, as multidões declaram: “Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens (Mt 9:8).” O próprio paralítico, ao receber a cura, “imediatamente, se levantou diante deles e, tomando o leito em que permanecera deitado, voltou para casa, glorificando a Deus (Lc 5:25).”

No Evangelho de João, diz que “deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele (Jo 2:11).” A palavra glória, significa revelação da santidade de Deus, pureza e natureza de Deus. A glória de Deus na Nova Aliança, se manifestou na pessoa de Cristo, o Filho de Deus encarnado (Jo 1:14). Portanto, uma das formas de Cristo manifestar a glória de Deus que reside nele, foi realizando milagres (Jo 11:40).     

Comprovar que Jesus é o Messias

Os milagres realizados por Cristo Jesus tinham como o propósito de testificar que Jesus é o Messias. João disse: “Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20:30,31).” Desse modo, esse era o objetivo dos milagres, foram escritos para que as pessoas leiam e creiam que Jesus é o Cristo, o Salvador.

Os discípulos estavam em alto mar e passando por tempestades (Mt 14:22-33). Na madrugada, Jesus foi ao encontro dos discípulos, porém, eles contemplando andar sobre as águas ficaram apavorados e clamaram: É um fantasma! Jesus acalmou eles dizendo: Não tenham medo! Após isso, o vento cessou e os discípulos falaram: “Verdadeiramente és Filho de Deus! (Mt14:33). Logo, lendo o Evangelho de Mateus podemos perceber que, ele tinha como intuito registrando esses milagres para os judeus cressem que Jesus é o Messias e Filho de Deus.

Jesus tem poder para perdoar pecados

Os milagres de Jesus apontava para o fato que ele tem poder para perdoar pecados. Isso, fica evidente quando Jesus cura o paralítico de Cafarnaum, ele diz: “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (Mc 2:10).” Esse milagre mostrava que, a maior necessidade daquele homem não era uma cura física, mas restaurar o seu relacionamento com Deus, onde o pecado fazia separação entre ele e Deus (Is 59:1,2).

Os amigos do paralítico fizeram todo o esforço para levá-lo a Cristo. Jesus primeiramente priorizou o perdão dos pecados, para depois curá-lo. Muitas pessoas estão em busca de um milagre para sua vida, entretanto, muitas delas não estão dispostas a resolverem o problema maior, o pecado. Para alcançar uma cura física, a Bíblia ensina que em certa ocasião deve haver a confissão de pecados (Tg 5:14-16). 

O Messias havia chegado

Os milagres de Jesus foram sinais que o Messias havia chegado. O evangelho de Mateus relaciona os milagres de Cristo como cumprimento do capítulo messiânico de Isaías 53. Na Antiga Aliança, mostrava que os milagres realizados por Cristo, afirmava a chegada do Messias (Is 35:5, 6; Is 61:1 e 2; Lc 4:16-21). Quando Jesus acalmou a tempestade, os discípulos ficaram completamente maravilhados com o poder Jesus de dominar a natureza, a ponto de eles falarem: “Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mt 8.27).” Após o Senhor Jesus multiplicar os pães e peixes, muitos dentre as multidões reconheceram que Jesus era o profeta prometido por Moisés (Jo 6:14; Dt 18:15). Assim, os milagres operados por Cristo mostrava para aquelas pessoas que o Messias estava entre elas.

Conclusão

Os milagres de Cristo não foram operados sem um proposito definido. Jesus realizou milagres, porque tinha como o propósito de provar que ele era o Messias prometido do Antigo Testamento, como manifestar a glória de Deus e que ele tem poder para perdoar os pecados. Portanto, esse entendimento é fundamental para termos o discernimento dos milagres de Cristo e dos milagres operados em muitas igrejas com o foco que não é glorificação de Cristo.

 

Sidney Muniz 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário