google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : Haverá um Arrebatamento Secreto ?

Início

sábado, 24 de junho de 2017

Haverá um Arrebatamento Secreto ?



Muitos usam a passagem de 1Ts 4:13-18 para ensinar um arrebatamento secreto. Dizendo que Jesus vem de uma forma invisível para a igreja e se forma visível na segunda vinda para todo o mundo. Contudo, a segunda vinda de Cristo é dividida em duas partes.

Mas será que o texto ensina tal pensamento? Vamos analisar se a passagem de fato fala sobre isso:

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também, aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do SENHOR: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do SENHOR, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo SENHOR descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o SENHOR nos ares, e assim estaremos sempre com o SENHOR. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Na igreja de Tessalonicense, tinha certa dúvidas os irmãos quanto os que morreram em Cristo. Porque na cidade de Tessalonicense, era ensinado pelos filósofos  da época, que não existia vida após a morte. A igreja de Tessalônica, vinha enfrentando perseguição pelos filósofos, principalmente quanto a questão dos seus entes queridos que morreram. Será que havia alguma esperança para aquelas pessoas que morreram? Essa era uma das dúvidas daquela igreja. Portanto, o objetivo de Paulo nesta carta, foi escrever para trazer esperança para os irmãos, sobre a vinda de Cristo e esclarecer que a vida não termina com a morte.

No verso 14, Paulo fala que aqueles que morreram em Cristo, Deus o trará em sua companhia. Em outras palavras, Paulo estava dizendo que da mesma forma que o Senhor ressuscitou Jesus dentre os mortos, assim aconteceria com aqueles que morreram em Cristo Jesus.

Já no verso 15, Paulo ensina os irmãos, que os vivos não ressuscitariam primeiro, mas os que morreram primeiro. Nesse mesmo verso, é interessante que Paulo fala sobre a vinda do Senhor. Procurando o significado dessa palavra "vinda" no original, ela não dá a entender sobre uma vinda secreta, mas ela demonstra uma vinda visível, um evento público

Analisando os versos a seguir, como o 16 e 17, você perceberá que Paulo está falando de um evento público e não secreto.

Ele descreve que o Senhor dará sua palavra de ordem, isso se referindo a ressurreição dos mortos por ocasião da sua volta. Depois ele fala que será tocada a trombeta e ouvida a voz do Arcanjo, os mortos ressuscitando para o encontro do Senhor nos ares e logo em seguida os vivos. Em tudo isto Paulo está falando de um evento visível. 

Geralmente, as pessoas que crê em um arrebatamento secreto, dizem que Mateus 24 refere-se aos judeus, e que 1Tessalonicense 4 é para a igreja.

Mas se Mateus 24 é para o povo judeu, porque que Lucas escreve essa mesma passagem para os gentios? Se a tribulação é somente para o povo judeu, não era necessário Lucas escrever essa passagem aos gentios. Muitos dizem que Mateus 24 é para os judeus pelo o fato de não ter a palavra igreja no texto e nem no livro. No entanto, sabemos que no capitulo 18 fala a cerca da igreja, e além do mais, Jesus dirige a mensagem aos apóstolos que são parte da igreja (Ef 2:20). Portanto, as escrituras ensina uma única segunda vinda ( Hb 9:28 ) e não uma segunda vinda dividida em duas partes. 

Podemos concluir diante disso, que o arrebatamento não pode ser secreto, porque não há amparo bíblico para tal pensamento, o que é ensinado nas escrituras é o arrebatamento ligado a segunda vinda de Cristo. A volta de Jesus não será igual aqueles filmes que mostram pessoas sumindo e carros desgovernados, porém, um evento glorioso e público. 


Sidney Muniz

2 comentários: