google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : Pureza Cristã

Início

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Pureza Cristã



Falar da pureza cristã, para muitos é um tema difícil não no sentido de simplesmente falar, mas de viver isso na prática. De fato, sabemos que é difícil, porém, não impossível zelar por uma vida de pureza. 

Queremos nesse texto, mostrar que a pureza é uma ordem de Deus para seu povo, como também os obstáculos que impede de sermos puros.

1. A pureza cristã um imperativo de Deus.

Encontramos tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, Deus ordenando uma vida de pureza a seu povo. A passagem de Dt 7:1-3, descreve Moisés falando para o povo quando Deus introduzisse eles na terra prometida, não era para fazer aliança com as nações que estava ao seu redor (isso nos mostra que Deus estava querendo pureza do seu povo).

Em Hb 12:14 diz que sem santificação, ninguém verá o Senhor. Deus ordena que seu povo seja santo, porque quem não busca a santificação não poderá dizer que faz parte do corpo de Cristo. Fica claro por meio de passagens do Antigo como do Novo Testamento, a pureza sendo um imperativo de Deus.

2. A impureza um obstáculo a pureza cristã.

Os dicionários definem o termo impureza como: sujeira, contaminação, imundícia, pecaminosidade, mácula e entre outros. Assim, o que se encontra em impureza estar, impuro, imundo, contaminado, sujo, sensual, obsceno por exemplo. Vejamos alguns exemplos de impureza:

A) Olhos impuros.

Os olhos é um dos meios pelo qual a impureza entra na vida do cristão. Se seus olhos não forem guardado do mal, coisas ruins pode prejudicar sua comunhão com Deus. Davi disse no Salmos de 101:3 que não colocaria coisa injusta diante dos meus olhos. Pelas palavras do Salmista, percebemos um cuidado com os olhos de não ver aquilo que podia prejudicar sua relação com Deus. Em 2Samuel 11:2-5 denota que Davi não guardou seus olhos do mal, isso trouxe consequências tanto para sua vida, como para sua família. 

Que possamos lembrar das palavras de Jesus em Mateus 6:22,23: A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!

B) Desejos impuros. 

Os desejos impuros é um dos obstáculo a pureza divina. Paulo escrevendo a igreja de Gálatas no capitulo 5:19-21, mostra sobre os desejos carnais em contraste com os frutos do Espírito ( Gl 5:22,24,25 ), descrevendo uma guerra entre os dois; onde a carne guerreia contra o Espírito e o Espírito contra a carne. Se o cristão seguir os desejos carnais descrito em Gl 5:19-21, terá sua comunhão prejudicada diante de Deus, todavia, se seguir os frutos do Espírito mencionado em Gl 5:22, terá uma vida cristã autentica e feliz diante de Cristo Jesus.

C) Ficar

O ficar, se tornou bastante popular em muitas igrejas, onde é comum muitos jovens trocarem de namorada. O que está acontecendo, é que muitos jovens tem uma visão completamente errada a cerca do namoro. Muitos deles, não tem uma visão de namorar para casar e nem entendem o namoro como uma ponte para o casamento. Quando os jovens não tem essa visão, eles acabam caindo na impureza e tendo uma vida cristã sem sustentação. O ficar, se formos olhar diante das escrituras, é algo inteiramente mundano, porque quem faz isso geralmente são mais as pessoas que não são salvas, podemos ver isso claro em 1Jo 2:15 que diz: Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

3. Como permanecer Puro ?

Depois de mostrar sobre a impureza e os obstáculos que nos impede na pureza cristã, queremos também citar três pontos que levará a uma vida pura diante de Deus:

A) Desviando os olhos do mal

E necessário que desviemos os olhos do mal, para seguirmos a piedade cristã. Não devemos deixar que coisas desagradáveis a Deus fique diante dos nossos olhos. Encontramos na Bíblia, homens de Deus que foram exemplo e ainda são para os nossos dias que guardaram os olhos do mal, um exemplo disso é Jó que disse: Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? ( Jó 31:1 ). Jó, simplesmente estava dizendo que jamais olhou com impureza para uma mulher, ele tinha mantido seus olhos puros diante de Deus. Temos o exemplo de Davi que disse no Salmos 101:3: Não porei coisa má diante dos meus olhos. Aqui, percebemos um homem que amava a piedade e zelava por uma vida integra, desviando seus olhos de tudo aquilo que ofende a santidade de Deus.

B) Crucificando os desejos carnais.

Em Gálatas 2:20 está escrito: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Paulo deixa claro para os irmãos que ele esta crucificado com Cristo. 

O que Paulo estava querendo dizer de está crucificado com Cristo ? Ele estava querendo dizer que estava morto para a lei que o condenava diante de Deus, isso fica claro no verso 19 desse mesmo capitulo. É importante analisar que estar morto com Cristo, significa estar unido por meio da morte e ressurreição de Jesus, sabendo que Ele perdoou nossos pecados e que nos garantiu uma salvação eterna. Através dessa união com Cristo, temos por meio da sua morte forças para vencermos o pecado e viver em comunhão com Deus. Sem a atuação do Espírito Santo, jamais conseguiremos vencer os desejos carnais. Assim, fica evidente que só por meio do Santo Espírito que podemos crucificar os desejos carnais.

C) Palavra de Deus.

Um fator importantíssimo que nos conduz a pureza cristã e nos direciona a viver para a glória de Deus, é as Escrituras Sagrada. Quando nos voltamos para o livro sagrado, mais teremos um vida pura diante do nosso Deus. É dever de todo cristão ter o hábito de ler a Bíblia, porque somente por ela teremos uma vida santificada; Jesus falou isso para os seus discípulos: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade ( Jo 17:17 ). A Bíblia nos guarda do pecado, esta bem expresso isso em Salmos 119:11: Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. Quando guardamos a palavra de Deus e praticamos; ela nos protege do pecado, por isso Davi disse que escondia ela em seu coração. É necessário que nos voltemos para a Bíblia Sagrada, é através dela que seremos santificado, protegido do pecado e teremos uma conduta totalmente bíblica. Em 2 Tm 3:16,17 encontramos um valor que as Escrituras tem e seu poder de nos mudar completamente, veja:

Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

Conclusão.

Todo cristão deve ter de certa forma uma paixão pela pureza, ter o zelo e amor para agradar a Deus. Sabemos que a impureza é um obstáculo na vida de todo cristão, ela nos impede de viver uma vida que agrade a Deus. O que devemos fazer é usar as escrituras e somente ela nos fará vencer qualquer barreira. João Calvino certa vez disse que o "conhecimento nos leva a piedade cristã". Não tem como viver uma vida piedosa distante do conhecimento da Bíblia, a piedade e o conhecimento andam juntas. O maior modelo de vida cristã pura está na pessoa de Jesus Cristo, que possamos analisar suas atitudes e seguir as pisadas do mestre Jesus. 


Sidney Muniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário