Podemos extrair muitas lições para a vida cristã do capítulo 4 de Mateus, onde nos fala sobre a tentação de Jesus. Vemos o paralelo entre a tentação de Jesus e Adão, porque sabemos que Jesus é o segundo Adão. O texto descreve a forma como Cristo foi tentado e como venceu.
1. O que é tentação ?
O dicionário português, define a palavra tentação como: Atração por coisa proibida. Movimento íntimo, que incita ao mal e desejo veemente. Segundo o Dicionário Teológico: É o estimulo, que pode levar a pratica do pecado. Ela em si, não constitui pecado, porém, atender as suas reivindicações, caracteriza a transgressão da Lei de Deus.
Devemos entender que a palavra tentação, deve ser entendida de acordo com o texto em que ela está inserida, e em muitos casos ela é entendida como provações.
2. As três Formas que Jesus foi Tentado.
A) A Concupiscência da Carne.
Jesus, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O diabo chega diante dele, e diz para transformar as pedras em pães. ( Mt 4: 3 ).
O objetivo de Satanás era mais atacar a divindade de Cristo. Mas perceba que, a meta dele também era de levar Jesus aos desejos da carne, assim como fez com Adão no Éden. Agora, ele usa a mesma ferramenta contra o segundo Adão. Satanás não queria apenas satisfazer a fome de Jesus, mas levá-lo as práticas carnais. Essa é uma das táticas que o diabo usa contra os servos de Deus, a concupiscência da carne.
B) A Soberba da Vida.
Depois do diabo dizer para Jesus transformar as pedras em pães. Ele transporta Cristo a cidade santa e coloca-o sobre o pináculo do templo e diz: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra ( Mt 4:6 ).
Satanás tenta, levar Jesus para o caminho da soberba da vida, quando diz para se lançar em baixo que os anjos lhe dariam proteção. Seu objetivo era que Cristo exibisse seu poder. Podemos dizer que, ele fez a mesma coisa com Adão no Éden, dizendo que se Adão comesse o fruto da árvore proibida, seria como Deus; conhecedor do bem e do mal. Ainda hoje, ele usa essa ferramenta contra os filhos de Deus.
C) A Concupiscência dos Olhos.
Após o diabo tentar Jesus sobre a soberba da vida. Agora ele faz sua última tentativa. Leva Jesus sobre um monte, e mostra todos os reinos do mundo e a glória dele e diz: tudo isso te darei, se prostrado me adorares ( Mt 4:8,9 ).
Isso é muito parecido com o que Adão passou, quando a serpente falou sobre o fruto, e eles viram que era desejável. O objetivo do diabo, era que Cristo caísse na concupiscência dos olhos assim como Adão caiu, por isso, ele tenta atrair Jesus mostrando as glórias do reino. O inimigo de nossas almas, sabe muito bem que a fama, riquezas e poder, são coisas que desperta o olhar do homem.
Depois de analisarmos a forma como Jesus foi tentado. Vejamos como Ele venceu a tentação.
3. Como Jesus venceu a Tentação ?
O texto de Mateus 4:1-11, nos dá a entender três ferramentas que Cristo utilizou para vencer as tentações:
A) Cheio do Espírito Santo.
Em Mateus 4:1 diz que Jesus foi levado ao deserto, pelo o Espírito Santo. Já em Lucas 4:1 diz que Jesus estava cheio do Espírito Santo e foi guiado ao deserto por Ele.
Percebe-se que, se Jesus não estivesse cheio do Espírito Santo, Ele jamais teria vencido a tentação no deserto. Devemos, pois, estar cheio dele, se de fato, quisermos vencer às tentações no decorrer da vida cristã, porque por nós mesmo, não conseguiríamos vencer às tentações. Portanto, é necessário estarmos cheios do Espírito Santo.
B) Oração e Jejum.
Jesus passou quarenta dias e quarenta noites em oração e jejum ( Mt 4:2 ).
Assim, fica mais do que evidente, o por que Ele venceu a tentação. Jamais podemos vencer os desejos carnais, se não nos voltarmos a uma vida de oração, é impossível vencê-las no decorrer da caminhada cristã. Jesus no Monte das Oliveiras, deu o exemplo da oração do Pai Nosso para os discípulos seguirem um modelo de oração, disse: e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém. ( Mt 6: 13 ). Jesus deixa bem claro nessa passagem que, devemos pedir sempre a Deus por meio das orações livramento das tentações, porque só Ele pode fazer isso.
C) A Palavra de Deus.
Jesus vence a tentação contra o diabo usando as Sagradas Escrituras. No texto de Mateus capítulo 4, Ele usa a palavra está escrito quatro vezes contra o diabo ( Mt 4: 4,6,7,10 ).
Podemos perceber, diante da tentação que Ele sofreu, Jesus conhecia bem a palavra de Deus e foi por isso que obteve vitória contra o inimigo de nossa alma. Para vencermos às tentações, devemos seguir o exemplo de Cristo. Precisamos ter o conhecimento das escrituras se quisermos de fato vencer as invertidas de satanás. O Salmos 119:11 diz: escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. Quando guardamos a palavra, ela nos protege do pecado.
Conclusão.
Por meio do texto de Mateus capítulo 4, aprendemos como Jesus foi tentado, e como essa tentação é parecida com a que Adão também passou. O diabo tentou Cristo nos desejos da carne, soberba da vida e concupiscências dos olhos. O texto nos mostra como Jesus foi vitorioso diante disso usando a palavra de Deus, estando cheio do Espírito Santo e estando em constante oração. Que possamos fazer o mesmo quando passarmos por tentações.
Referências:
Dicionário Português
Dicionário Teológico
Sidney Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário