google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : Como orar e receber respostas de Deus

Início

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Como orar e receber respostas de Deus

 


Jesus ensinou no Evangelho de Mateus como orar e receber respostas nas orações. Ele disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mt 7:7,8). Jesus ensinou por meio dessas palavras como orar de forma eficaz e obter respostas de Deus na oração.

Portanto, o objetivo do texto é analisar de forma objetiva o que Jesus queria dizer ao falar: pedir, buscar e bater.

Pedir

A princípio, Jesus ensinou que para receber respostas nas orações, a primeira atitude é pedir. E de que forma um cristão deve pedir a Deus? Ele deve pedir com fé, Jesus disse:

Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Mc 11:23).

Deus responde as nossas orações quando pedimos com fé e não duvidamos em nosso coração. “Porque a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hb11:1). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). Portanto, como disse Charles Spurgeon: “sendo assim, tendo recordado essas coisas, a declaração de nosso Senhor não possui outro requisito senão esse, todo aquele que pede, recebe”.[1]

Buscar

Após Jesus dar ênfase sobre pedir, ele demonstra a importância de buscar. Se por um lado pedimos algo e não recebemos resposta, o importante diante disso é persistir em buscar mais a Deus. A Bíblia nos ensina a buscar a Deus de todo o coração:

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29:13).

Sobre “buscar” a Deus, o puritano Matthew Henry afirmou: “busquem como se busca uma coisa de valor que perdemos; ou como o mercador que procura por pérolas boas”. [2] Dessa forma, se Deus ainda não respondeu a nossa oração, necessário é buscarmos mais ao Senhor.

Bater

Por último, Jesus ensinou que mesmo pedindo, buscando e não encontrando respostas, a solução é bater na porta. O que Jesus estava se referindo sobre “bater na porta”? John Bunyan explica: “eu te digo: continue a bater, chorar, gemer e prantear; se Ele se não levantar para te dar, porque és seu amigo, ao menos por causa da tua importunação, levantar-se-á para dar-te tudo o que precisares”.[3]

Se o Senhor ainda não respondeu a sua oração, continue perseverando, não pare de bater na porta, mesmo que seja de forma agonizante ou desesperada. Mas a promessa é que todas essas orações serão recompensadas”[4] Enfim, Jesus ensinou nas suas parábolas que devemos perseverarmos sempre na oração para recebermos respostas (Lc 18:1-8; Lc 11:5-8).

Conclusão

Jesus nos ensina que pedir, buscar e bater, são basicamente três estágios da oração. Como disse Bruce: “temos aqui a pessoa que está separada de Deus batendo, o que se desviou de Deus buscando e a criança que está em casa pedindo; todos são igualmente atendidos”.[5] Além disso, essas três expressões nos ensina a disposição amorosa de Deus e o amor paternal de Deus de nos atender nossas orações. Portanto, devemos confiar no amor paternal de Deus, pois Ele é o nosso Pai.

 

Sidney Muniz

 



[1] A certeza da oração atendida – Charles Spurgeon

[2] Comentário Bíblico de Matthew Henry

[3] Heróis da fé – vinte homens extraordinários que incendiaram o mundo

[4] Comentário Bíblico Beacon

[5] Comentário Bíblico NVI – Antigo e Novo Testamento – F.F. Bruce


Nenhum comentário:

Postar um comentário