google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : O Cristão e as Redes Sociais (Como Glorificar a Deus)

Início

quinta-feira, 18 de março de 2021

O Cristão e as Redes Sociais (Como Glorificar a Deus)


O principal objetivo do homem é glorificar a Deus e alegra-se sempre nEle (1Co 10.31). As redes sociais não ficam fora disso, é esperado que o cristão venha glorificar a Deus por meio das mídias. Diante disso, podemos questionar, como glorificar a Deus da melhor maneira nas redes sociais? Assim, quatro atitudes são essenciais ao cristão para que ele use as mídias de forma sábia e prudente.

O cristão não deve ser escravizado pelas mídias

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas (1 Co 6.12).

A primeira atitude para o cristão glorificar a Deus por meio das redes sociais, é ter uma postura sóbria. O cristão não pode ser escravizado pelas redes sociais e pela opinião alheia. Os jovens da cultura contemporânea estão cada vez mais viciados pelas mídias, o comportamento da maioria pode ser percebido através de uma vida ociosa e ansiosa. Além disso, é importante que o servo de Deus evite gastar horas navegando pela “internet”, eles devem investir seu tempo em buscar a Deus, família, trabalho e nos estudos. Portanto, o cristão deve usar a “internet” de forma sóbria, remindo o tempo, porque os dias são maus (Ef 5.16).

O cristão deve zelar por um bom testemunho nas mídias

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mt 5.16).

A segunda atitude para o cristão glorificar a Deus por meio das redes sociais, é zelar por um bom testemunho. O nosso comportamento diante da “internet” é um testemunho para os nossos irmãos na fé, muitas vezes recém-convertidos. Não podemos fazer comentários nas redes sociais de forma sarcástica e agressiva em nome de Deus. Há cristãos que ofendem o próximo, desqualificando, entre risadinhas debochadas de superioridade, se forem contrariados. Por mais que venhamos discordar de algum pensamento doutrinário de nossos irmãos na fé, essa discordância deve ser feita com amor e misericórdia. Dessa forma, seremos luz se nos importamos em zelar por um bom testemunho nas redes sociais.

O cristão deve procurar glorificar a Deus nas mídias

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (1Co 10.31).

A terceira atitude para o cristão glorificar a Deus por meio das redes sociais, é compartilhar assuntos que glorifique a Deus. A princípio, o servo de Deus deve se perguntar se as suas postagens são uteis de algum modo? Ou se está propagando mais o ódio nos seus comentários e compartilhamentos? Nós fomos chamados para glorificar a Deus nas redes sociais, somos “ministros da reconciliação” e cooperadores de Deus. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe”, ou seja, não saia nenhuma palavra torpe dos vossos dedos (Ef 4.29). Além disso, ele deve se perguntar qual a utilidade das publicações, se há algum valor nas postagens ou se apenas propaga assuntos que não edificam. Tudo que não edifica e não glorifica o nome de Deus, devemos rejeitar. Assim, estaremos fazendo tudo para a glória de Deus.

O cristão deve procurar evangelizar nas mídias

Estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo (1Pe 3.15,16).

A quarta atitude para o cristão glorificar a Deus por meio das redes sociais, é evangelizar nas mídias. Esse evangelismo é por meio do nosso testemunho, perguntando-nos como os descrentes analisam o nosso comportamento nas redes sociais e como as nossas postagens estão sendo interpretadas. Nessa era da cultura-tela, somos chamados também para ser imitador de Cristo, respondendo às pessoas sobre a razão da esperança em que fomos chamados, mas fazendo isso com mansidão e amor. Em suma, Jesus disse que a boca fala daquilo que o coração está cheio. Se o nosso coração está cheio da palavra de Deus, será impossível não falar do amor de Deus por meio das redes sociais.

Conclusão

Portanto, essas são às quatro atitudes para o cristão glorificar a Deus através das redes sociais. Como diz o Catecismo Puritano na primeira pergunta:

Qual é o objetivo principal do homem? Resposta: O objetivo principal do homem é glorificar a Deus.

Que esse possa ser sempre o desejo do nosso coração, glorificar a Deus em todas as esferas da vida.



Sidney Muniz



Referências:

Catecismo Puritano

Nenhum comentário:

Postar um comentário