O presente texto tem como objetivo de abordar os pensamentos das escolas tribulacionistas (Pré-tribulacionismo, Meso-tribulacionismo e Pós-tribulacionismo) e suas diferenças quanto a interpretação do arrebatamento da igreja na Escatologia.
O QUE É PRÉ-TRIBULACIONISMO?
O Pré-tribulacionismo significa que o Arrebatamento da igreja ocorre antes da tribulação. A igreja irá encontrar Cristo nos ares quando o anticristo se manifestar. Os pré-tribulacionistas acreditam que haverá uma tribulação de 7 anos sobre a face da terra, 3 anos e meio de paz e depois 3 anos de muita dor para quem não foi arrebatado, o objetivo desse período é Deus tratar justamente com a nação de Israel.
Essa escola de interpretação ensina que, a Segunda Vinda de Cristo é dividida em duas partes. Primeiro, Cristo vem para a igreja por meio do arrebatamento e depois para a nação de Israel no final da grande tribulação, isto é, na Segunda Vinda. Vale ressaltar que alguns dessa linha de interpretação, acredita no arrebatamento secreto e outros não. Portanto, em linhas gerais esse é um pequeno panorama dessa crença.
O QUE É MESOTRIBULACIONISTA?
O Mesotribulacionista acredita que o arrebatamento da igreja ocorre “no meio da tribulação.” Essa linha de interpretação ensina que, a igreja passará pela metade da tribulação (3 anos e meio de paz), mas será poupada do pior dessa tribulação no período de 3 anos e meio. Assim, tanto o Mesotribulacionista como o Pré-tribulacionista acreditam em uma tribulação de 7 anos.
Atualmente, são poucos os que defendem esta corrente escatológica. As mais defendidas no meio evangélico são o Pré-tribulacionismo e o Pós-tribulacionismo.
O QUE É PÓS-TRIBULACIONISMO?
O Pós-tribulacionismo ensina que o arrebatamento da igreja ocorre depois da tribulação. Enquanto o Pré-tribulacionismo entende a Segunda Vinda em “duas partes” (uma para a igreja e a outra para Israel), no Pós-tribulacionismo ela é entendida “como um único evento.” Nessa interpretação, a igreja passa pela grande tribulação, os que seguem esse pensamento não entendem que a tribulação precisa ser um período de sete anos.
Essa escola aponta que o povo de Deus ao logo da história, tem passado por grandes tribulações. Por isso, não deve se surpreender que a igreja passe também pela grande tribulação no fim dos tempos. Em relação a isso, o Pós-tribulacionista ensina que a ira de Deus em Apocalipse será derramada sobre os inimigos de Cristo, enquanto a ira de satanás será contra a igreja.
Conclusão
Em suma, o arrebatamento da igreja divide opiniões entre os cristãos quanto aos assuntos escatológicos. Apesar de essas linhas de interpretação discordar entre si cronologicamente de alguns pontos quanto ao fim dos tempos, porém, elas concordam entre sim que Cristo voltará para buscar a sua igreja.
Sidney Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário