google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : A característica do falso e do verdadeiro profeta

Início

terça-feira, 17 de julho de 2018

A característica do falso e do verdadeiro profeta



Como podemos distinguir um profeta verdadeiro do falso? Sabemos que nos dias de hoje há muitos pregadores, e vários ministérios; muitos deles até se intitulam bispos, apóstolos e profetas. Jesus disse que um dos sinais da sua vinda, seria o aumento do engano religioso, e estamos nesses dias, por isso precisamos estar fundamentados nas escrituras, para identificar aquilo que é verdadeiro e aquilo que é falso.

Um texto que vai nos ajudar nisso, é o encontro que Jeremias teve com um profeta chamado Hananias, registrado no livro de Jeremias capitulo 28. Jeremias, profeta de Deus, profetizou no capitulo 27 que todas as nações deveriam servir ao rei da babilônia, e se colocar sobre o julgo de Nabucodonosor. As nações que não obedecessem, seriam punidas com a morte, peste e fome. O profeta do Senhor também adverte o povo a não dar ouvidos aos falsos profetas, porque eles profetizavam somente coisas do seu próprio coração.

1. Quem era Hananias?

Não temos muita informação sobre esse homem, a Bíblia apenas revela que ele era filho de Azur, o profeta de Gibeão (Jr 28:1). Este profeta, aparece sobre Israel em um período que o povo não estava bem espiritualmente, socialmente e politicamente. É nesse contexto que ele aparece e profetiza ao povo, sua profecia é muito parecida com a do profeta de Deus; ambos falam: Assim diz o Senhor. “Os falsos profetas, sempre vão aparecer em momentos que o povo de Deus estiver enfrentando alguma crise, é típico deles”.

2. A profecia de Hananias

Mas qual eram as características da profecia de Hananias? Aqui vamos destacar duas, que são:

A) Suas palavras eram de paz. Jeremias havia profetizado que o cativeiro babilônico seria de 70 anos, e que as nações deveriam se entregar ao julgo do rei da babilônia. Hananias por outro lado, não concordava com a profecia do servo do Senhor, ele afirmava que o julgo da babilônia duraria apenas dois anos (Jr 28:3). Por quê dois anos? porque essa palavra era agradável ao povo, a de Jeremias não. Aqui fica mais que evidente que uma das marcas dos falsos profetas é sempre falar o que o povo quer ouvir, e não o que Deus quer realmente dizer. Eles gostam de mensagens alto-ajuda, de esperança, motivacional, e dão exemplos de pessoas que venceram na vida, afirmando que o mesmo pode acontecer novamente. Esses ditos pregadores, falam que você não veio ao mundo para sofrer, mas vencer. Isso contradiz o que Cristo disse aos seus discípulos: no mundo tereis aflições (Jo 16:33). Esses falsos profetas, nunca darão ênfase ao evangelho da cruz, porque falar do evangelho da cruz, é falar do sofrimento e perseguição que os cristãos enfrentam na caminhada cristã.

B) Suas palavras não continham julgamento. Outra característica de Hananias, e de muitos hoje, é que sua mensagem não confronta o pecado. Quando Jeremias proclamou contra a nação de Israel a se submeter a Nabucodonosor, era por causa das ações do povo, que não eram boas, e ofendiam a Deus. Hananias foi contra a palavra do profeta de Deus. Geralmente, os falsos profetas não falam contra o pecado, não mostram um Deus que se ira contra a iniquidade, suas pregações não terão temas como: a ira de Deus, justiça divina, apostasia, santidade, inferno e etc. Por que eles não dão destaques em suas prédicas sobre isso? Porque sua motivação não está na mudança do povo de Deus.

3. A resposta de Jeremias a Hananias.

O lugar onde Jeremias profere sua profecia que é contrariada por Hananias, foi dentro da casa de Deus. Na resposta dele, podemos analisar as características de um verdadeiro profeta do Senhor, e quais são? Vamos aqui destacar duas:

A) Mensagem analisada a luz das Escrituras. Quando Hananias pronunciou suas palavras dizendo que vinha do Senhor, e não concordando com a de Jeremias, o profeta do Senhor responde: Quanto ao profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, então será conhecido que o Senhor na verdade enviou o profeta (Jr 28:9). Jeremias aqui, está citando o texto de Deuteronômio 18:22, que, era o teste para saber se uma profecia era de Deus ou não. Ou seja, Jeremias estava querendo dizer a Hananias, que não bastava apenas ele pronunciar palavras de ânimo para ser aceito como profeta do Senhor; sua profecia deveria se cumprir para ser considerado autentica as suas palavras.

O verdadeiro pregador da palavra de Deus, irá direcionar as pessoas para as escrituras, como fez Jeremias. Sua pregação vai ter como centro, Deus e a Sua Glória, na pessoa de Cristo Jesus. Ele nada vai falar de si mesmo, mas aquilo que está nas Escrituras, para a edificação e aplicação da palavra a necessidade da igreja. Como disse João Calvino: Não existe exposição sem aplicação, toda exposição vai levar aplicação.

B) Prega o julgamento divino. A segunda resposta de Jeremias foi: Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram contra muitos países e contra grandes reinos, acerca de guerra, de fome e de peste (Jr 28:8). Todos os profetas levantados por Deus, falavam do julgamento divino com o objetivo de fazer o povo se voltar para o Senhor, ou seja, o julgamento divino que eles pregavam, era para levar as pessoas ao arrependimento; isso que Jeremias queria dizer a Hananias.

Nesses últimos dias que estamos vivendo, é muito difícil encontrar temas de pregações voltadas para o arrependimento. Quando se prega o julgamento de Deus, comumente se fala do arrependimento, para que o povo reconheça seus pecados e se volte para Deus com sinceridade, e viva uma vida de santificação. “Tanto Jesus como João Batista, suas pregações tinham como tema o julgamento e o arrependimento” (Mt 3:2,7,8; 4:17). Jesus ensinou aos seus discípulos a levarem essa mensagem de arrependimento a todas as nações (Lc 24:46,47). Portanto, esse tipo de pregação precisa ser mais ouvida nos nossos púlpitos!

4. O julgamento de Hananias

Depois de Jeremias haver dado essas respostas, o profeta Hananias de forma atrevida e arrogante volta a profetizar as mesmas palavras (Jr 28:11). Os falsos profetas, sempre se mostrarão arrogantes e atrevidos. Jeremias após isto, volta ao seu caminho. Deus fala ao coração de Jeremias, e manda ele refutar toda a profecia de Hananias (Jr 28:13,14). Deus apenas não enviou o profeta a refutar, mas também pronunciar esta sentença:

Ouve agora, Hananias: O Senhor não te enviou, mas tu fazes que este povo confie numa mentira. Pelo que assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra. Este ano morrerás, porque pregaste rebelião contra o Senhor. Morreu, pois, Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês (Jr 28:15-17).

Deus puniu toda profecia falsa de Hananias, e honrou a profecia do seu servo. O que levou Deus a punir Hananias, foi que ele mentiu para o povo, levando a nação acreditar em uma paz que não existia. Sua profecia, levara o povo de Deus a se conformar com o pecado. Como disse John Owen: em tempos de perigo e de ameaça de calamidade sempre há os que afirmam ter revelações extraordinárias. O diabo os instiga a encher os homens de falsas esperanças para conservá-los no pecado e na segurança enganosa. Quando então vem o juízo do Senhor, são apanhados de surpresa. Portanto, todo aquele que diz ter revelações extraordinárias, encorajando os homens a se sentirem seguros vivendo pecaminosamente, faz a obra do diabo, pois tudo aquilo que encoraja os homens a se sentir seguros em seus pecados, procede do diabo.

Se tivermos pregando a semelhança de Hananias, não combatendo o pecado, falando apenas para massagear o ego das pessoas e prosperidade, seremos castigados por Deus. Por isso, sejamos firmes em nossas palavras a semelhança de Jeremias.

Conclusão:

O que aprendemos até aqui, é a diferença entre a profecia verdadeira e a falsa. A verdadeira pregação sempre dará ênfase ao julgamento de Deus, com o objetivo de levar as pessoas ao arrependimento, os dois andam lado a lado. Jesus era um exemplo claro disso, Ele pregava o arrependimento, conduzia o povo as Escrituras e falava somente o que estava escrito.

A pregação falsa, fala somente o que o povo quer ouvir. Normalmente, esses tipos de pregações não confrontam o pecado, são totalmente antropocêntricas e materialistas. Esses pregadores trazem essas mensagens, porque estão mais preocupados com fama do que com a espiritualidade do povo. Que possamos seguir o exemplo de Cristo em tudo, e combater os falsos profetas a luz das Escrituras.

Sidney Muniz

Notas:
A arte expositiva de João Calvino
O Espirito Santo de John Owen

Nenhum comentário:

Postar um comentário