Muitos
acreditam que o milênio será um reino literal e não simbólico. Ou seja, será um
reino físico aqui nessa terra e não espiritual. Os que creem assim, usam várias
passagens do Antigo Testamento para provar um reino de mil anos aqui nessa
terra, depois da segunda vinda de Cristo. Esses são tipicamente conhecidos como
Pré milenista histórico e Pré milenista dispensacionalista; a diferença entre
eles está na questão de que, um acredita que a igreja passa pela tribulação
(pré milenista histórico) e o outro acredita que a igreja é arrebatada antes
(pré milenista dispensacionalista). Mas o que é interessante entre as duas
escolas de interpretação sobre o reino milenar de Cristo Jesus é que, as mesmas
não interpretam esse reino a partir de Apocalipse 20, entretanto, recorrem a várias
promessas que tem no Antigo Testamento, entre elas usam como exemplo o trono de
Davi mencionado em Samuel 7:13,14.
No
século XVI entre os puritanos, todos seguiam uma visão de um reino espiritual
de Apocalipse 20, estavam intimamente ligados com o entendimento agostiniano de
que o reino de Cristo começou na ressurreição de Cristo e duraria até a sua
segunda vinda. Contudo, entre esse século fora mudada a interpretação
agostiniana de milênio e deixando uma visão mais otimista da escatologia que é
conhecida como Pós milenismo. Então, no século XVII muitos deixaram uma visão
otimista da escatologia por uma compreensão mais literal de Apocalipse 20; mas
sempre a maioria entre os puritanos, seguiam um entendimento espiritual de
reino conforme Apocalipse 20. Sabemos que, o pré milenismo histórico e o pós
milenismo são escolas de interpretações bem antigas na história da igreja. A
escola mais recente pode-se dizer, é o dispensacionalismo que surgiu no século
XIX.
Sabemos
que esse é um tema muito difícil para muitas pessoas e requer bastante textos
para ser analisado, portanto, quero aqui deixar algumas dúvidas minhas sobre se
haverá um reino literal de mil anos aqui nessa terra.
1. Os que acreditam em um reino literal nessa terra,
usam as profecias do Antigo Testamento para provar seu pensamento. Quero aqui
colocar dois textos que são usados:
Quando
teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei
levantar depois de ti [um dentre] a tua descendência, o qual sairá das tuas
entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este
edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre (2Sm 7:12,13).
Nesse
texto, é interpretado sobre um descendente de Davi sendo o Cristo que se
sentaria no trono (nesse caso me refiro o último descendente de Davi); e isto
terá pleno cumprimento no reino milenar de Cristo sobre a terra. Usam também a
passagem de Lucas 1:32,33 para evidenciar sua tese. Tudo isso provando um
cumprimento depois da segunda vinda de Jesus.
A
outra passagem que é usada está em Amós 9:11:
Naquele
dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas
brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da
antiguidade.
Aqui
é falado de uma restauração do reinado de Davi, esse reino será depois da
segunda vinda.
Mas
se tudo isso que é colocado vai acontecer depois da segunda vinda, como
entender a interpretação dos autores do Novo Testamento sobre o trono e o reino
de Davi? Veja o que Pedro disse sobre o trono de Davi em Atos 2:29-32:
Homens
irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele
morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois,
[ele] profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do
fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para [o]
assentar sobre o seu trono, Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo,
que [a] sua alma não foi deixada no inferno, nem [a] sua carne viu a corrupção.
Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
Perceba
que, fazendo uma leitura natural do texto, o trono de Davi é relacionado por
Pedro como a ressurreição de Cristo.
Agora
vejamos como os autores do Novo Testamento entenderam Am 9:11, a passagem se
encontra em Atos 15:12-19 quando Tiago fala no concílio de Jerusalém sobre os
gentios:
Então
toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão
grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
E,
havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar [deles]
um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como
está escrito: Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi,
que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. Para
que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os
quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas [coisas],
Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.
Nessa
passagem fica entendido que, o tabernáculo de Davi se refere a entrada dos
gentios na igreja de Cristo. Portanto, essas promessas do Antigo Concerto se
cumprem na primeira vinda ou na segunda vinda de Cristo?
2.
Uma parte interessante da escatologia a ser abordada, é sobre a
execução do juízo final. Os pré milenistas acreditam que acontecerá depois do
milénio, sendo assim, podemos entender segundo a compreensão pré milenista que,
haverá um intervalo de mil anos entre a segunda vinda de Cristo e o juízo
final. Mas o que a escritura diz sobre isto? Vamos ao texto de 1Ts 1:7-9 que
diz: E a vós, que sois atribulados,
descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos
do seu poder, Com labaredas de fogo,
tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao
evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da
glória do seu poder.
Perceba
que, a passagem está falando da segunda vinda de Jesus. Na qual aqueles que não
conhecem a Deus e os que não obedecem, padecerão castigo eterno. Isso não
descreve de certa forma um juízo de Deus, na segunda vinda de nosso Senhor
Jesus Cristo? Se essas pessoas mencionadas padecerão eterna perdição na segunda
vinda; quem satanás vai enganar depois do milénio se elas foram para condenação
na segunda vinda?
3. Os pré milenistas dizem que, o Apocalipse segue uma
ordem cronológica.
Se
de fato segue uma ordem cronológica, como entender Ap 19:11-21? Nesse capitulo,
os pré milenista descrevem que se trata da segunda vinda de Jesus. Veja uma
parte que o texto diz:
E vi a besta, e os reis da
terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava
assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
E a besta foi
presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera
os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua
imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
E os demais
foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o
cavalo, e todas as aves se
fartaram das suas carnes (Ap 19:19-21). Perceba que se a besta (Anticristo), o falso profeta e
os demais que foram mortos pela vinda de Jesus Cristo; então, quem satanás vai
enganar no capitulo 20 que trata do milênio? Já que o Apocalipse segue uma
ordem cronológica!
4. Se Apocalipse 20 se refere há um reino físico e
literal aqui nessa terra, porque no próprio capitulo não mostra pessoas físicas
reinando?
E vi tronos; e assentaram-se
sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus,
e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não
receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos (Ap 20:4).
João
está contemplando almas ou pessoas físicas reinando nesse reino milenar?
5. Muitos interpretam Apocalipse 20 de uma forma bem
literal ou podemos dizer até bem rígida.
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande
cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e
Satanás, e amarrou-o por mil anos (Ap 20:1).
Em
outras traduções diz que satanás foi acorrentado durante mil anos. Se for para
seguir uma interpretação bem literal, como uma corrente vai prender satanás
sendo que ele é um espírito?
6. Os que concordam em um reino milenar literal de Cristo,
acreditam que vai ser um período de mil anos aqui nessa terra. Mas quero chamar
sua atenção para a palavra mil anos; o que a Bíblia ensina sobre ela.
Primeiramente quero lhe mostrar algumas passagens do Antigo Testamento:
Saberás, pois, que o SENHOR
teu Deus, ele [é] Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam
os seus mandamentos (Dt 7:9).
Então,
se a palavra mil anos dever ser interpretada de forma bem literal, não
deveríamos interpretar que após acabar mil gerações, a misericórdia de Deus
cessaria?
Mil cairão ao teu lado, e
dez mil à tua direita, [mas] não chegará a ti (Sl 91:7).
Como
alguém poderia interpretar esses mil ao teu lado e dez mil a tua direita de
forma literal?
Mas, amados, não ignoreis
uma coisa, que um dia para o Senhor [é] como mil anos, e mil anos como um dia (2Pe 3:8).
Se
aqui Pedro está seguindo uma interpretação literal, então, os mil anos de Ap 20
é um dia ou os mil anos são apenas um dia? Se as passagens do AT e do NT sobre
mil anos não está de maneira literal, porque que Ap 20 deveria ser interpretada
de forma literal?
7. Jesus alguma vez ensinou algum reino literal? Ele
próprio é a chave hermenêutica para os textos bíblico. Como você entenderia
esse versículo?
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o
meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse
entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui (Jo 18:36).
8. Se haverá um reino milenar aqui nessa terra de mil
anos, como entender a ressurreição de justos e de ímpios? O texto de João
5:28,29 diz que justos e ímpios ressuscitam na mesma hora. Mas muitos pré
milenistas ensinam que, os justos ressuscitam para o milênio e depois os ímpios
ressuscitam para o juízo do grande trono branco, para serem julgado e depois
esses vão para o inferno. Se é assim, não abriria um espaço de mil anos de uma
ressurreição para outra? Ou seja, os justos ressuscitam para o milênio, depois
que acaba esse período que vai haver a ressurreição dos ímpios. Agora pergunto
a você, isto está de acordo com João 5:28,29?
9. Algum dos apóstolos ensinaram que haveria um reino
de mil anos nessa terra? Como você entenderia a passagem de 2Pe 3:10?
Virá, pois, como ladrão o
dia do Senhor, no qual os céus passarão
com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as
obras que nela há, serão descobertas.
Esse
texto está falando da segunda vinda de Cristo, você pode verificar o próprio
contexto da passagem que vai entender isto. Se na segunda vinda a terra e o céu
serão destruído pelo fogo, como haverá um milênio? Se tudo foi destruído pelo o
fogo?
10. Os que acreditam em um milênio literal, dizem
que nesse reino as pessoas terão família, casas e etc. Acabando os mil anos,
satanás será solto e fará guerra contra os justos; nesse tempo pessoas serão
mortas. Mas como harmonizar esse entendimento com 1Co 15:23-26? A própria
passagem de 1Co 15 descreve a segunda vinda de Cristo, onde Ele vai derrotar
todos os seus inimigos e depois entregar seu reino ao Pai. E o ultimo inimigo a
ser derrotado vai ser a morte, se a morte é derrotado na segunda vinda; como
pessoas vão morrer no milênio?
Conclusão.
Bom,
até aqui deixo essas perguntas sobre se há de fato ou não um milênio literal
nessa terra. Poderia deixar mais perguntas sobre o tema, mas creio que essas 10
estão de bom tamanho para refletir sobre o assunto. Apesar das diferentes
linhas escatológicas, sabemos que um dia Cristo há de volta para buscar seu
povo.
Referências:
Teologia Puritana
Referências:
Teologia Puritana
Sidney Muniz
a paz se o milenio nao e literal, nao estou disendo que e. A volta de jesus nas nuvens e literal ou simbolica. eu acredito que o milenio nao e fisico mas o tempo pode ser. voce disse que um dia ELE vai voltar. olhe o contexto tambem dessa palavra, e vera que essa palavra ja se cumpril. ANO 70 da nossa era.vir sobre as nuvens com poder e gloria, e uma figura de linguagem, que dizer; juizo e justiça de DEUS sobre ISRAEL. A PAZ
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