google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : Retende o que é Bom

Início

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Retende o que é Bom



Geralmente quando se trata de Calvinismo e Arminianismo, percebe-se os exageros de ambas partes. Há muitos que se dizem Calvinistas, mas não aceitam em hipótese alguma os ensinos Arminianos, do mesmo modo acontece com vários Arminianos em relação aos Calvinistas. Já vi muitos que seguem uma dessas linhas teológicas serem completamente exclusivistas; só tem amizade com pessoas que pensam iguais a eles. A maioria dessas pessoas tenho visto que, não apresentam um modelo de cristianismo apresentado nas Sagradas Escrituras. Por mais que tenhamos pensamentos diferentes, jamais devo rejeitar pessoas que pensam diferente de mim.

Olhando para a história, encontramos homens de Deus com pensamentos bem diferentes, mas mesmo assim não deixavam de reconhecer que eram irmãos em Cristo. Um exemplo disso era John Wesley e George Whitefield, um Arminiano e o outro Calvinista. Apesar de haver discordâncias em pontos doutrinários, mesmo assim não eram extremista como muitos são hoje. Veja a carta que Whitefield enviou para Wesley sobre a doutrina da eleição: 

Meu querido irmão, eu agradeço por você, 24 de Maio. O caso é bastante simples. Há fanáticos, tanto pela predestinação e contra ela. Deus está enviando uma mensagem para aqueles, em ambos os lados. Mas também não a receberão, a não ser da parte de alguém que seja de sua própria opinião. Portanto, por um momento, você sofre por ser de uma opinião, e eu de outra. Mas quando Seu tempo chegar, Deus fará o que o homem não pode, ou seja, nos fará de uma mente. Então, a perseguição se extinguirá, e será visto se nós consideramos as nossas vidas queridas para nós mesmos, assim, que possamos terminar nossa jornada com júbilo. Eu sou, meu queridíssimo irmão, — sempre seu, John Wesley.

Portanto, é preciso diante disso observamos o que a palavra de Deus nos diz: Examinai tudo. Retende o bem (1Ts 5:21). Esse texto é muito esclarecedor para entendemos sobre essas duas escolas de interpretação sobre a salvação ( Arminianismo e Calvinismo). Quando Paulo diz: Examinai tudo, devemos entender que, ele esta se referindo sobre colocarmos a prova tudo aquilo que colocam na nossa frente, ou seja, devemos analisar para vê se é bíblico qualquer assunto que envolve a espiritualidade cristã. Como disse John Sttot: crê também é pensar. Nós como cristãos em Cristo Jesus, não podemos aceitar qualquer conteúdo sem analisar, isso era o que fazia a igreja de Bereia: Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim (At 17:11). Perceba, a igreja de Bereia estava examinando nada mais do que a pregação de Paulo, se aqueles irmãos fizeram isto, nós como igreja do Senhor devemos fazer o mesmo nos dias atuais. João Calvino foi bem especifico sobre ouvirmos pregações e examinarmos: 

Quando o pregador terminar seu sermão, tome as palavras que ele disse e vá à Bíblia, e compare, se estiver lá, então Deus falou através do seu servo, porém se não estiver, não a receba como sendo de Deus, pois saiu direto do coração enganoso desse homem. 

Paulo ensinou bem a igreja de Corinto por a prova as profecias: E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem (1Co 14:29). O julgar aqui, tem a mesma conotação do examinar de 1Ts 5:21. Paulo como ministro do Senhor, sempre levou a igreja a pensar e raciocinar, ao contrário de muitos ministro da atualidade que levam os membros a uma obediência cega, lamentável!

Depois do apóstolo Paulo dizer examinai, agora ele diz: Retende o bem. Essa parte colocada pelo apóstolo, podemos entender ela por meio do contexto, quando Paulo fala para não desprezamos as profecias (1Ts 5:20), mas guardarmos o que é bom (1Ts 5:21). É importante entendemos que Paulo trata disso de uma maneira bem moderada, ainda que estava tendo falsos ensinos na igreja para onde ele escreveu; o mesmo diz a igreja guardar somente aquilo que trás edificação. Reter o que é bom, trata-se de edificação, discernimento e amadurecimento na vida cristã. Em nenhum momento, percebemos Paulo sendo extremado quanto ao seus ensinos práticos para a igreja de Tessalônica, pelo contrário, ele leva os irmãos a serem equilibrados diante de assuntos cristãos; mas para isto acontecer, é necessário ter um certo amadurecimento na fé. A Bíblia rejeita completamente sermos imaturos na fé, Paulo demonstrou isso para igreja de Éfeso: Para que não sejamos mais meninos inconstantes ( imaturo), levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente (Ef 4:14); para a igreja de Corinto: Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento(1Co 14:20). Portanto, se o próprio apóstolo Paulo ensinou a igreja ter discernimento conforme as doutrinas, nós cristãos devemos exercer essa sensatez diante de qualquer ensino, mas para que isso seja realizado; é preciso nos dedicar ao estudo da palavra de Deus a cada dia, porque é dela que vem o discernimento. 

Conclusão

Portanto, compreende-se que, devemos analisar o que é bom e guardar aquilo que nos trás edificação para a vida cristã, seja qual for o argumento ou até mesmo opiniões, sejam vindos tanto do Arminianismo ou do Calvinismo; devemos exercer o discernimento por meio da palavra de Deus e vê qual ensino está em harmonia com as Sagradas Escrituras para que, assim possamos guardar e praticar e crescer em Cristo. 

Outra coisa que não podemos esquecer ensinado por Paulo, é quanto a moderação. Não é preciso o cristão ser extremado, as escrituras não dá apoio a isto, ao contrario, ela nos ensina que devemos ser reconhecidos pela moderação e não pelo o extremismo: Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor (Fp 4:5); a própria Bíblia demonstra que Deus nos deu espírito de moderação: Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (2Tm 1:7). Se você aceita somente os ensinos da sua congregação e rejeita outros ensinos mesmo que ele esteja de acordo com a palavra de Deus, saiba que você está sendo extremado e não moderado. E falando mais sobre essa parte do extremismo, encontramos cristãos que se alguém não concorda com a sua linha teológica; ele rejeita todo tipo de amizade e ensino com tal pessoa. Será que podemos chamar isso de equilíbrio bíblico? Já outros, passam a ter o entendimento que, somente sua linha teológica vai ser salva. Não encontramos em nenhuma parte das escrituras, dizendo que Jesus veio morrer por tal linha de pensamento. 

Quando não somos prudente quanto a esses assuntos, criamos mais confusão do que compreensão. É comum encontrar pessoas assim, onde não se vê praticamente nenhum equilíbrio na fé cristã; por causa disso acabam caindo nos mesmos erros dos Fariseus, Jesus mostrou isso: Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar (Mt 23:13). Contudo, precisa-se ter em mente que por mais que alguém não concorde com nossos pensamentos, não podemos forçar tal pessoa a seguir a mesma linha teológica; o que deve ser feito é seguir o que Pedro disse quando alguém nos perguntar sobre a fé: antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós (1Pe 3:15). Aqui Pedro nos ensina a responder de forma justa e bem equilibrada sobre assuntos cristãos, esse sim, é um ótimo conselho a seguirmos. 

Portanto, para evitarmos todo extremismo é não esquecermos o que Paulo disse: Examinai tudo. Retende o bem (1Ts 5:21).


Sidney Muniz

2 comentários:

  1. Concordo!Todo extremismo anda na linha do absurdo.O mais importânte é mantermos a essencialidade do Evangelho que é poder de Deus para salvação.Não há erro alguns em adotarmos linhas teológicos que compreendemos serem as mais próxima das verdades da Bíblia o problema é fazer destas mesmas linhas algo inrrefutável que chegue a suplantar as Escrituras.Não precisamos erguer nenhum muro de separação pois Cristo já derrubou o que havia. Pensemos nisto!

    ResponderExcluir
  2. verdade, não devemos de fato ergue esse muro.

    ResponderExcluir