google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Evangelho da Graça : A Regeneração

Início

quinta-feira, 8 de junho de 2017

A Regeneração



A doutrina da regeneração é de suma importância para compreendemos a salvação. Por meio dela, tiramos qualquer dúvidas como: "se estamos vivendo na religiosidade e se somos salvos ou não". Nos tempos passado, ela era bastante ensinada na igreja, apesar de a mesma não ser hoje muito explicada por não dá ibope como a teologia da prosperidade.

Queremos destacar nesse texto, alguns pontos dessa doutrina que contribuirão para o crescimento espiritual na vida cristã.

1. Mas a final o que é regeneração ?

Podemos definir regeneração em termos práticos como: "nascer do alto, uma transformação que vem de dentro para fora do indivíduo, restauração, mudança de vida e etc". Jesus deixou isso bem claro para Nicodemos quando disse: O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. O vento assopra onde quer e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. (Jo 3:6,8).

2. Por que precisamos ser regenerado ?

Depois do pecado de Adão toda a humanidade caiu no pecado, assim o homem se tornou corrupto em todas as suas faculdades, corpo e alma. Paulo prova que o pecado de Adão passou a toda humanidade, quando ele escreve sobre isso aos Romanos: Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Rm 5:12). Podemos ver também na carta aos Efésios: Entenebrecidos no entendimento separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. (Ef 4:18). Logo, o pecado de Adão passou para toda as pessoas. 

3. Quem opera a regeneração ?

Somente Deus tem o poder de operar a regeneração no coração do pecador. Isso encontramos no Evangelho de João: Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. (Jo 1:13). Deus é quem opera o querer e o efetuar no coração do homem (Fp 2:13). E a ferramenta usada por Ele para regenerar é sua palavra: Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. ( 1Pe 1:23 ).

4. Quais os efeitos da Regeneração ?

Uns dos efeitos da regeneração é o arrependimento e a fé. E somente Deus pode realizar isso, Paulo escrevendo para Timóteo disse:

Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade. (2Tm 2:25).

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. (Ef 2:8 ).

Os dois textos deixa claro que a fé e o arrependimento são dons de Deus e não obra do homem. Tem outros textos da palavra de Deus que ordena o homem a se arrepender de seus pecados, porém, eles não mostram que o homem tem o poder de realizar a fé e o arrependimento..

O homem depois de regenerado se torna uma nova criatura. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2Co 5:17).

5. Como saber se uma pessoa foi regenerada ?

A primeira verdade que devemos entender até aqui, é que o pecador somente poderá ser regenerado pela a graça de Deus. E essa graça, vai sempre produzir frutos em sua vida espiritual. Segunda, não tem nenhum texto na Bíblia mostrando que Deus desregenera a pessoa que ele regenerou.

Diante disso, devemos fazer uma pergunta, como saber se sou regenerado? Vejamos alguns textos da palavra de Deus que aponta para isso:

Ninguém que é nascido de Deus continua vivendo em pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode continuar pecando, porque nasceu de Deus. ( Jo 3:9 ).

Esse texto ensina que, aqueles que foram nascido de Deus (regenerado) não permanece na prática do pecado. Não devemos entender que a pessoa nunca vai pecar, mas que ela não vai viver na prática do pecado.

Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. ( 1Jo 2:29 ).

Todo regenerado pratica a justiça. Que justiça é essa ? João esta falando de uma pessoa que anda em retidão, tem uma vida diferente de antes, uma vida santificada pelo o Espírito de Deus.

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. ( 1Jo 4:7 ).

A marca de um verdadeiro cristão podemos dizer que é o amor. Uma pessoa regenerada sempre vai ter amor pelas coisas de Deus, nossa maior prova de amor para com Deus é quando obedecemos sua palavra. ( Jo 14:22 ).

Conclusão

As lições práticas tirada dessa doutrina é que, somente Deus opera a regeneração no coração do homem. Também aprendemos como se comporta uma pessoa que é nascida de Deus. Diante disso, devemos fazer a seguinte pergunta: Será que sou uma pessoa regenerada ? Será que ando como uma pessoa que nasceu de Deus? Diante de perguntas como essa tiramos nossas conclusões se somos nascidos ou não de Deus.

Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário